Economia Titulo
Cuidado ao se desligar da empresa é essencial
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
13/06/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Manter boa imagem no ambiente de trabalho é imprescindível para qualquer profissional. No entanto, muitas pessoas a prejudicam no momento de comunicar sua saída da empresa. Afinal, quem é que nunca ficou nervoso nessa hora? Por isso é necessário tomar alguns cuidados.

Ao receber um convite de um novo trabalho, a primeira coisa a se fazer é colocar na ponta do lápis os prós e os contras, e sempre pensar no caso de se ter uma contraproposta (veja dicas ao lado).

Na sequência, o profissional deve agendar reunião com o chefe e avisá-lo do pedido de demissão. A atitude presume que o líder da equipe seja o primeiro a ser comunicado. Avisar os colegas antes do chefe pode manchar a imagem do colaborador. "O líder da equipe não pode se sentir traído", defende o diretor de projetos da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vladimir Araujo.

A gerente da área de responsabilidade social da Gelre, empresa de Recursos Humanos, Maria de Fátima e Silva, acredita que o bom profissional deve pedir demissão de maneira ética. "As companhias respeitam aquele que avisa com antecedência, de pelo menos 15 dias, e que explica os motivos do desligamento. A pessoa precisa ser transparente."

Segundo ela, cumprir o aviso prévio faz com que a companhia se prepare para repor a vaga, tanto para fazer nova contratação quanto para preparar um colaborador de outro departamento. "Toda empresa precisa de planejamento. Não dá para deixar a equipe na mão", adverte.

Cumprir com as tarefas que estavam na sua responsabilidade também é papel do bom profissional. "Avisar onde estão documentos, pastas, arquivos e projetos faz parte de um desligamento sadio", enfatiza Maria de Fátima.

Um fator considerado negativo ao pedir demissão é falar mal da companhia que se está deixando. "O colaborador deve ser bem lembrado. Não é ético falar mal da empresa que até então pagou seu salário e te ofereceu oportunidades. Além disso, o mercado atual é muito dinâmico, nunca se sabe quando vamos encontrar o antigo chefe. Por isso, nada melhor do que deixar sempre as portas abertas", explica Araujo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;