Internacional Titulo
Zinco tem resultados positivos no tratamento de crianças com Aids
Da AFP
24/11/2005 | 22:37
Compartilhar notícia


Tomar suplementos com zinco ajuda a manter a saúde das crianças infectadas pelo vírus da Aids, revela um estudo publicado pela revista médica britânica 'The Lancet'. A princípio, temia-se que o zinco fosse prejudicial às crianças com o HIV, já que o vírus da Aids depende deste elemento para construir sua estrutura, penetrar nas células e se reproduzir.

A equipe de médicos, liderada pelo doutor William Moss, do Johns Hopkins School of Public Health de Baltimore, pesquisou 96 crianças sul-africanas infectadas, de seis meses a 5 anos de idade. A metade do grupo tomou suplementos de zinco e teve menos diarréia, mas não foi registrada qualquer elevação do nível de HIV no sangue, destaca o estudo.

"Tomar zinco pode ser eficaz para reduzir a taxa de enfermidade", destacam os autores, que concluem que "os programas de ingestão de zinco entre a população carente com alta taxa de infecção pelo HIV podem ser aplicados sem medo de efeitos adversos".

Outro importante estudo divulgado em agosto passado já provara que o zinco reduz sensivelmente os casos de diarréia e pneumonia que afetam as crianças infectadas com o HIV nos países pobres.

Este trabalho, realizado com 1.621 crianças de Bangladesh de dois meses a 1 ano de idade, revelou uma queda de 85% na taxa de mortalidade por pneumonia e diarréia entre as que tomaram zinco.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a pneumonia já provocou a morte de dois milhões de crianças com menos de 5 anos, entre 2000 e 2003. Todos os anos, a diarréia mata 1,9 milhão de crianças na mesma faixa etária. Mais de 40 milhões de pessoas têm o HIV, incluindo 2,3 milhões menores de 15 anos, completou a OMS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;