Política Titulo Eleição
Petistas da região votam em tucano na Assembleia

Bancada regional, do PT, apoia Cauê Macris para presidir Casa; Luiz Fernando vira 1º secretário

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
16/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A bancada de deputados do Grande ABC, formada exclusivamente pelos petistas Luiz Turco (Santo André), Luiz Fernando Teixeira, Ana do Carmo e Teonílio Barba (todos de São Bernardo), votou ontem em Cauê Macris (PSDB), defendido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), para presidente da Assembleia Legislativa, após decisão do diretório do PT no Estado em aprovar apoio à candidatura do deputado tucano. Com a adesão, o petismo teve direito de indicar um petista para o posto de primeiro secretário da mesa diretora, cargo que será exercido por Luiz Fernando.

A votação expressiva em Cauê Macris – 88 votos, incluindo de 13 dos 15 deputados do PT – voltou a causar estremecimento na base do partido na Assembleia Legislativa. João Paulo Rillo (PT) e Carlos Neder (PT) desobedeceram às orientações do diretório e não votaram em Cauê – Neder lançou projeto solo a contragosto da legenda.

A troca do apoio dado pelo petismo ao deputado tucano veio também na vitória tranquila de Luiz Fernando para a primeira secretaria da Casa: 89 parlamentares referendaram o ex-presidente do São Bernardo Futebol Clube para a função. O segundo secretário do Parlamento paulista será Estevam Galvão (DEM).

Luiz Fernando ficará responsável por gerir o orçamento da Assembleia, estimado em R$ 100 milhões. Pela função, também poderá indicar cargos administrativos da mesa diretora.

Logo após a votação, na tarde de ontem, Rillo utilizou as redes sociais para criticar os colegas de partido que votaram em Cauê Macris. “Existe grande distância entre a cúpula do partido e a base partidária. Respeito meus companheiros da bancada do PT, mas não concordo. Alinhar-se com golpistas, com peessedebistas, não contribui”. No ano passado, ele bateu boca publicamente com Luiz Fernando. “Ele compõe esse núcleo governista dentro do PT. Deputado Luiz Fernando é um quinta-coluna (sinônimo de traidor) dentro do PT. O ano inteiro ele atua com jeito doce, que a situação adora”. O deputado de São Bernardo rebateu, dizendo que o correligionário falava “imbecilidade sem tamanho”.

Ontem, na tribuna, Luiz Fernando assegurou que a legenda fará oposição a Alckmin. “Aceitei tal indicação, pois sei que isso aumenta a nossa capacidade de enfrentamento ao desmonte do Estado, às práticas de repressão social e aos atos de corrupção, que muitas vezes são ignorados. A ocupação deste espaço é fundamental para que possamos seguir com nossa postura contundente de fiscalização, denúncia e firme oposição à gestão Alckmin e ao PSDB.”

Nenhum deputado do PT do Grande ABC retornou aos contatos da equipe do Diário para comentar o caso.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;