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Motores chegam à Coréia e Turquia
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
23/02/2011 | 07:18
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A engenharia brasileira mostra sua força em motores diesel. Com desenvolvimento local, a MWM International, filial do grupo norte-americano Navistar, conseguiu emplacar dois novos modelos de quatro cilindros em mercados exigentes e competitivos.

Contrato de seis anos prevê o fornecimento do MaxxForce 3.2H (Euro V Sistema EGR) e MaxxForce (3.0H Euro III) para equipar ônibus da montadora turca Oktar. O MaxxForce 3.2 também estará em novos modelos de ônibus da coreana Daewoo.

Com produção prevista para meados deste ano, os dois motores são mais compactos e leves, oferecem economia de combustivel de até 30%, têm maior duração e menor manutenção, além de atenderem a rígidas normas de emissões, como o Euro V.

Quem poderia imaginar que uma filial brasileira, com o real valorizado, fosse fechar contrato de fornecimento para um dos mercados mais protegidos e competitivos do mundo, como o coreano?", questionou o presidente da MWM International, José Eduardo Luzzi. "Conseguimos a façanha com a criatividade da engenharia brasileira."

Luzzi anunciou ontem investimentos de US$ 85 milhões para preparar a empresa para nova fase de crescimento. O executivo espera alta de 11% neste ano ao projetar produção de 160 mil motores diesel - que vão de 2,5 a 9,3 litros e potências de 50 a 375 cavalos.

Em 2010, a MMW International, que possui no Mercosul unidades industriais no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, Canoas (RS) e Jesus Maria (Argentina), registrou o seu melhor resultado operacional em 57 anos no Brasil ao atingir a produção de 144 mil motores.

Com isso, a empresa recuperou-se totalmente da crise de 2009, quando, para não demitir, fez acordo para redução de salários e de jornada de trabalho.

Segundo Luzzi, os investimentos vão preparar a empresa para atender à demanda, que, acredita, vai crescer em razão de eventos como a Copa do Mundo e da carência de infraestrutura nacional. "Não basta só ter a demanda. É preciso estar preparados para atendê-la."

No Mercosul, onde detém 30% do mercado, seus motores equipam picapes, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.




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