Turismo Titulo
Paraty, no RJ, é sede da Festa do Divino
Silvano Mendes
Da Redaçao
24/05/2000 | 18:28
Compartilhar notícia


A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, está quase pronta para a principal de suas comemoraçoes religiosas: a Festa do Divino Espírito Santo. O tradicional evento, que acontece na cidade desde o século XVIII, será realizado este ano entre os dias 2 e 11 de junho.

A festa, que todos os anos reúne milhares de moradores, fiéis e turistas durante os dez dias de duraçao, foi criada no século XIV pela rainha Isabel, em Portugal. A comemoraçao chegou ao Brasil no século XVI, e, mesmo com o passar do tempo, ainda preserva grande parte de seus rituais.

Quem nunca foi a uma festa do Divino Espírito Santo pode até nao entender muito bem o evento. Basicamente, trata-se de uma homenagem à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade - o Espírito Santo. Personagens como imperador, vassalos, guardas de honra e festeiro dao o toque pitoresco à comemoraçao.

Os principais atrativos para os visitantes sao missas, leiloes e bingos, além das apresentaçoes musicais. Danças e comidas típicas completam a festividade.

O festeiro é o centro das atençoes durante os dias do evento. O personagem é uma pessoa ou família da comunidade que assume a responsabilidade de organizar a festa. É da casa dele que, todos os dias, a Bandeira Mestra, junto com a procissao, sai rumo à igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, onde acontecem as missas.

Há todo um ritual para a escolha do festeiro. Para poder incorporar o personagem, o candidato tem de escrever uma carta ao padre da diocese demonstrando o interesse em comandar a organizaçao do evento. Os preparativos duram quase um ano.

Ao fim das celebraçoes religiosas é a vez das barracas de comidas e bebidas típicas atraírem os turistas. Elas ficam montadas em volta da igreja e oferecem também leiloes e bingos. É nessa hora que acontecem os shows musicais.

Mas é no último fim de semana que a celebraçao chega no seu ponto alto. Seguindo a tradiçao criada pela rainha Isabel, no sábado de manha é feita a distribuiçao dos chamados Vodos do Divino. Os pobres ganham carne e as crianças recebem balas e doces.

Mas a festa do Divino nao pára por aí. Quando chega a noite, também no último fim de semana, um adolescente da cidade é coroado Imperador do Divino. O jovem, que recebe o coroa do festeiro, assiste à missa com seus vassalos e recebe uma série de outras homenagens.

É nesse momento que acontecem as principais manifestaçoes folclóricas do evento. Os turistas podem assistir às dança de Fitas, dos Velhos e do Xiba Cateretê. Os bonecos do Boi, do Cavalinho, do Peneirinho e da Miota, típicos de Paraty, continuam a festa.

A comemoraçao se encerra na tarde do domingo, dia 11, quando acontece a última procissao e é divulgado o nome do festeiro escolhido para organizar o evento no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;