Nacional Titulo 'Experiência de vida real'
Por 'experiência de vida real', Doria viaja de ônibus da periferia ao centro

Tucano saiu do Terminal Capelinha por volta
das 6h de hoje em direção ao Terminal Bandeira

06/02/2017 | 07:50
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), andou na manhã desta segunda-feira, 6, pela primeira vez de ônibus desde o início de sua gestão. O tucano saiu do Terminal Capelinha, na zona sul da capital paulista, por volta das 6h, em direção ao Terminal Bandeira, no centro. O trajeto foi estimado em 1h15.

Ao tentar entrar no ônibus, Doria foi seguido por uma fila de funcionários da Prefeitura, seguranças, fotógrafos e jornalistas, o que irritou alguns usuários na fila lateral que reclamavam da demora e diziam precisar trabalhar.

Doria chegou ao terminal às 5h30, acompanhado de diretores da São Paulo Transporte (SPTrans) e do secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda. O prefeito tomou café, conversou com passageiros, tirou selfies, deu tchauzinho para usuários e usou um bilhete único com foto própria para passar na catraca.

Já no interior do coletivo, o prefeito ficou de pé e conversou com os passageiros. Também tirou selfies. Perguntou o tempo de espera nos pontos de ônibus e o trajeto até o ponto final.

Ao encerrar o papo com um casal, quis saber: "De 0 a 10, que nota você dá para essa linha de ônibus?" Um respondeu 7,5, e o outro deu 7. "Sete passa de ano. Podia melhorar, mas passa de ano", afirmou, dando um aperto de mão e procurando outros usuários para conversar.

"É a experiência de vida real. Por isso, nós fizemos esse sem avisar, sem informar ninguém, e ouvindo a população. De maneira geral, o serviço foi bem avaliado. Não foi ruim", declarou Doria. "Algumas observações relativas ao horário, à frequência dos ônibus, mas de maneira geral a aprovação tem média 7. Talvez essa média seja adequada, o que não é ruim. Mas pode melhorar, principalmente, a frequência dos ônibus."

O prefeito afirmou que deve repetir a experiência desta segunda-feira. "Vamos fazer isso outras vezes em outros terminais, fazendo exatamente como faz a população: acorda cedo, fica na fila, pega o ônibus, sentindo a vida como ela é, no seu lado bom e no seu lado difícil", disse. "Nós não vamos anunciar previamente. Para ninguém preparar nada, para que tudo possa ser exatamente como é."

Doria disse ainda que embora a Prefeitura seja responsável apenas pelo transporte sobre pneus, deve também viajar de metrô e trem. "Vamos fazer interligação com o metrô para sentir a experiência. Tanto metrô quanto os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;