Internacional Titulo
'Mensalão': julgamento deve se estender até próxima semana
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
24/08/2007 | 11:35
Compartilhar notícia


Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já admitem a possibilidade de o julgamento da denúncia do caso do mensalão não terminar na próxima segunda-feira. Segundo a  assessoria do Supremo, a presidente do tribunal, ministra Ellen Gracie, vai submeter ao plenário novas datas para a continuidade do julgamento.

“Certamente não terminará hoje. Possivelmente na segunda e provavelmente na terça. Essa é uma indagação que também eu me faço”, disse o ministro Celso de Mello.

Para ele, a demora se deve à “alta complexidade da matéria”, pelo número elevado de denunciados. O ministro afirmou que o julgamento tem sido “uma maratona física, um torneio intelectual e um exercício de alta responsabilidade”.

Celso De Mello explicou que são matérias “extremamente delicadas e complexas, que demandam muito debate”. ”A maratona continua hoje com mais discussões, mais temas suscitados pelas defesas dos próprios denunciados”.

O ministro Marco Aurélio de Mello também considerou a possibilidade de a sessão passar da próxima segunda-feira. Para ele, é possível até que a sessão prossiga na quarta-feira, já que na terça há sessão das turmas do STF. “O importante é marcharmos com absoluta segurança, sem açodamento”.

Ele destacou que as discussões são importantes para que se chegue com maior segurança ao resultado. “Temos que admitir que após o voto em certo bloco poderemos ter, como já tivemos ontem, discussões no plenário. E as discussões são profícuas, são salutares”.

Racionalidade - Sobre a metodologia de apresentação do voto do relator Joaquim Barbosa, por itens, seguindo a estruturação da denúncia do procurador geral da República, Antonio Fernando Souza, escrita em blocos, Celso de Mello disse que o objetivo foi estabelecer um procedimento racional.

“Acho que esse formato permite uma discussão mais aprofundada e uma compreensão mais abrangente da matéria e possibilita que cada juiz do tribunal estruture seu voto em função exatamente dessa opção escolhida pelo ministro relator e que me parece extremamente racional”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;