Setecidades Titulo Inscrição
Campus Diadema da Unifesp e UFABC oferecem cursos preparatórios para o Enem
Do Diário OnLine
19/01/2017 | 17:10
Compartilhar notícia
Divulgação


O Cursinho Institucional do Campus Diadema da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) está com inscrições abertas, até 20 de janeiro, para o ano letivo de 2017. Iniciado em 2015, o projeto está em desenvolvimento na Extensão Universitária do Campus Diadema. Focando na preparação pré-vestibular, a iniciativa é voltada para moradores de Diadema em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São 50 vagas com início previsto para março tendo as aulas de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h30, tendo possibilidade de expansão futura dependendo da demanda de horários das graduações.

O processo de seleção é feito pela assistente social, com embasamento socioeconômico forte, tanto na documentação quanto na forma de execução do processo. Na primeira etapa basta responder a um formulário no site da Unifesp e na seguinte é preciso entregar cópia de documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do ensino médio (para egressos) e; comprovante de benefício (caso participe de programas sociais governamentais). Os documentos devem ser entregues no dia 23 deste mês das 12h às 20h na Rua Antônio Doll de Morais, 105, centro da cidade.

Funcionários, servidores técnicos da Unifesp, professores da rede pública de ensino e principalmente alunos da própria Universidade formam a equipe do cursinho voluntário que busca estabilidade para ser expandido nos próximos anos. Apesar do curto período de divulgação, semanalmente são recebidas de 100 a 150 inscrições para apenas 50 vagas.

A interação da Universidade com a comunidade é um dos principais pontos do projeto que busca preparar candidatos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “O mais estimulante para a equipe é ver que alguns alunos da primeira turma, em 2015, ingressaram na própria Unifesp. É uma maneira da instituição interagir com a cidade e conseguir devolver para a sociedade um pouco daquilo que ela deposita em uma Universidade Pública”, afirma a bióloga e integrante do projeto de extensão do Cursinho, Cristiane Gonçalves da Silva.

“O objetivo é fazer com que o aluno não se sinta incapaz de fazer uma prova como o Enem”. A afirmação da integrante do projeto exemplifica o esforço de profissionais que passam os conteúdos do Ensino Médio focando nas habilidades exigidas pelo exame. Alunos de colégios públicos e aqueles que interromperam os estudos por algum motivo ganham a oportunidade de ter um conteúdo que parecia distante da realidade.


No ano de 2015 os alunos receberam o material didático, fato que não se repetiu em 2016 e dificilmente será visto neste ano, devido à crise econômica. “A gente tem dado uma base de estudos para que com o uso da internet eles consigam ter acesso a ferramentas de recursos similares”, afirma.


Para os que desejam entrar no curso mas não moram em Diadema, a boa notícia é que apesar da prioridade ser Diadema, as outras cidades não estão excluídas. Caso sobrem vagas, possivelmente pessoas de outros locais serão chamadas.


A UFABC (Universidade Federal do ABC) anunciou em novembro do ano passado o encerramento das atividades de sua escola preparatória. A EPUFABC (Escola Preparatória da UFABC), inaugurada em 2013 em um cenário que favorecia o crescimento da rede de universidades federais públicas, foi fechada principalmente por “dificuldades técnicas de execução envolvendo os colaboradores”. A afirmação é de Leonardo Steil, Coordenador Geral da Escola Preparatória da UFABC.


A expectativa para 2017 é a execução do projeto novamente em Santo André e São Bernardo. Por já estar instalada, Steil acredita que a infraestrutura de São Bernardo pode facilitar o começo do projeto, considerada por ele como demanda antiga da comunidade de São Bernardo.


A consolidação natural da unidade de São Bernardo do Campo é motivada pelo fechamento da unidade de Mauá. Salas disponíveis no período da tarde e a possibilidade de atuação de alunos da própria universidade são pontos que podem ajudar no processo.

Alunos e ex-alunos de escolas públicas podem se inscrever no Cursinho, desde que tenham feito todo o Ensino Médio na rede. As inscrições serão realizadas presencialmente a partir da próxima segunda-feira (23) no Campus Santo André da UFABC, localizada na Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André. No caso de menores de idade, o responsável pode fazer a inscrição.


No dia 19 de fevereiro, às 9h30, os candidatos participarão de prova classificatória apenas na unidade Santo André. Serão 50 questões de conteúdo similar ao do Enem, sem redação. São 400 vagas para a unidade de Santo André entre os períodos vespertino e noturno e 200 vagas para a unidade de São Bernardo apenas no período vespertino. As aulas começam no dia 3 abril nos dois locais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;