Nacional Titulo
Famílias sem-terra ocupam fazenda no MS
Do Diário do Grande ABC
08/02/1999 | 19:04
Compartilhar notícia


Duzentas famílias sem-terra ocuparam a Fazenda Austrália, de 3.050 hectares, localizada a 292 quilômetros de Campo Grande, na regiao Sul de Mato Grosso do Sul. O grupo, coordenado pela Central Unica dos Trabalhadores (CUT), começou a invasao na tarde de sábado e terminou na manha deste domingo. Cerca de 200 barracas de lona plástica foram montadas no centro da propriedade rural, próximo a um córrego que atravessa o imóvel. Esta é a 15ª invasao de fazendas no Estado este ano.

Segundo Paulo César Farias, um dos coordenadores da CUT no MS, as ocupaçoes continuarao com maior freqüência, devido ao estado de pobreza em que estao pelo menos 10 mil famílias de trabalhadores rurais desempregados, acampados em 21 municípios, nas margens das rodovias ou em fazendas já desapropriadas pelo Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra), aguardando a implantaçao de assentamentos. O MST está aguardando as providências a serem tomadas pelo Incra, prometidas durante encontro com dirigentes do órgao no final da semana passada. Eles reivindicam que o governo federal localize e transforme em assentamentos agrícolas mais de 90 mil hectares de terras devolutas da Uniao, existentes no Estado. Também pedem mais agilidade na conclusao dos assentamentos em andamento e facilidades para que as crianças que vivem nos acampamentos de sem- terra possam estudar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;