Política Titulo Raio X
Lauro mantém dois terços do 1º escalão, mas mexe em setores

Prefeito de Diadema continua com 14 secretários, porém troca seus indicados de Pastas; verde segue com parentes no secretariado

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
11/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao contrário do que prometeu no dia da vitória da reeleição, em outubro, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), pouco mudou seu secretariado. Na configuração do primeiro escalão, apenas seis das 20 Pastas serão comandadas por figuras novas. Dois terços (14) dos secretários escolhidos já atuavam na primeira administração do verde, ou como adjuntos nos setores ou como titulares de outras secretarias.

Alguns deles, inclusive, foram mantidos no cargo que ocupavam desde 2013, caso do advogado Fernando Moreira Machado (Assuntos Jurídicos), que encabeçou a área jurídica das duas campanhas. Reconduzido ao comando de Transportes, o presidente do PPS local, José Carlos Gonçalves, já chefiava o setor.

Atual secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV) dirigiu a Secretaria de Assistência Social e a chefia de Gabinete no governo de 2013-2016. Essa última Pasta passa a ser comandada pelo vice-prefeito Márcio da Farmácia (PV), que, entre 2013 e 2014, comandou Obras; novo presidente do Florestan Fernandes, Cacá Vianna (PSB) foi assessor especial e secretário de Comunicação. Confirmado em Finanças, Jorge Luiz Demarchi atuou como diretor financeiro em Educação e secretário interino da Pasta que agora assumiu. Nomeado para Obras, José Marcelo Ferreira dirige o setor desde 2015.

Outros nomes repetidos foram o de José Sérgio Mastrantonio no Ipred (Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema); o do ex-vereador Laércio Soares (PCdoB), ex-assessor especial e agora comandante de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), ex-secretário de Segurança Alimentar e, agora, responsável por Esporte e Lazer. Adjuntos em Gestão de Pessoas e em Educação, Sérgio Lucchini e Tatiane Ramos, respectivamente, assumem a chefia das Pastas.

Ao celebrar a vitória, no segundo turno do pleito do ano passado, Lauro indicou que trocaria a “equipe inteira” porque “renovação em governo faz bem para todo mundo”. O prefeito foi procurado pelo Diário para falar sobre o secretariado, mas não respondeu ao contato. Em sua posse, no dia 1º, Lauro justificou que a mudança ocorreu. “Mesmo que você (somente) mude o secretário de Pasta. Isso é muito saudável para o poder público”, argumentou na ocasião.

No rol de novidades estão Atevaldo Leitão (PSDB, Segurança Alimentar), Carla Dualib (Comunicação), Paulinho Correria (Cultura), Tatiana Capel (Meio Ambiente) e Luiz Cláudio Sartori (Saúde), setor duramente criticado na primeiro governo.

Assim como em 2013, Lauro manteve parentes no secretariado, como o sogro, Francisco José Rocha, que comandou Finanças e, agora, Planejamento e Gestão, e a mulher, Caroline Rocha – dirigiu o Fundo Social de Solidariedade e foi escalada para Assistência Social.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;