Cultura & Lazer Titulo Nós, lá
Filme ‘Joaquim’ representa o Brasil no Festival de Berlim

Coprodução com Portugal leva história do inconfidente mineiro ao prêmio europeu

Rui Martins
Especial para o Diário
11/01/2017 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


 Joaquim, longa do recifense Marcelo Gomes, é um dos selecionados para a competição internacional do Festival de Cinema de Berlim, que acontece de 11 a 16 de fevereiro. O ator brasileiro Júlio Machado faz o papel de Tiradentes na obra, que conta com a participação de atores portugueses, africanos e índios.

O cineasta afirma não se tratar de reconstituição do que se passou com o mártir da Independência, mas de ficção a partir de inspiração histórica. Gomes quis mostrar a figura humana de Tiradentes, com seus erros e acertos, sua tomada de consciência política diante das exigências portuguesas e sua opção pelo Brasil. Diamantina foi escolhida para ser o cenário das filmagens, cuja trama começa dois anos antes da Inconfidência Mineira, quanto Joaquim Xavier chefiava expedição pelo sertão mineiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;