Cultura & Lazer Titulo Animação
Um menino que vive à sombra do irmão mais velho
09/01/2017 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


Primeira série de animação original do Cartoon Network na América Latina, Irmão do Jorel é uma das boas produções exibidas na TV fechada que são voltadas para o público infantil - mas que também prendem a atenção dos adultos. Produto brasileiro, Irmão do Jorel ganha novos episódios em sua 2.ª temporada a partir desta segunda-feira, 9, no canal Cartoon. A animação faz sucesso com a história de um menino cujo nome ninguém conhece: o pessoal da escola só o chama de "irmão do Jorel"; sua avó, de "garoto", sua mãe, de "meu filho"... Jorel, seu irmão mais velho - e dono de longos cabelos perfeitos -, é adorado por todos, a ponto de ofuscar os outros irmãos. Mas, apesar dos pesares, o irmão do Jorel se sai bem em meio à sua família excêntrica e amigos idem.

"Comecei escrevendo pequenos textos misturando ficção e realidade expondo minha família em fotos constrangedoras num fotolog em 2003. Depois, transformei tudo em quadrinhos e projeto de série animada para TV", conta Juliano Enrico, criador da animação. "Ao longo desses anos todos de desenvolvimento e produção, a série Irmão do Jorel foi inspirada não só por histórias que vivi, mas por histórias que foram vividas por amigos e familiares, além das experiências de vida de outros roteiristas que escrevem comigo."

E o que motiva essa grande aceitação do público pela história desse menino tímido, cuja própria identidade é ligada à do irmão? Para Daniel Furlan, um dos roteiristas da animação, "o mundo é formado por uma maioria de ?irmãos do Jorel? ou pelo menos por pessoas que já se sentiram ?irmão do Jorel? em algum ponto". "Aquele recreio selvagem e intimidador, aquela família maravilhosa e constrangedora. O universo infantil pode ser muito terrível", diz Furlan.

Enrico acredita que a história do irmão mais novo que vive à sombra do irmão mais popular é muito comum. "Todo mundo foi irmão, sobrinho ou filho de alguém antes de se tornar alguém. Em outras proporções, a América Latina é meio que um Irmão do Jorel para o mundo. Mesmo que o Irmão do Jorel realize as coisas mais incríveis, ele vai sempre ser chamado de Irmão do Jorel", completa. Essa nova temporada terá surpresas, adianta Enrico. "Uma delas é a participação especial do Emicida, que vai fazer um personagem chamado Cassius Clayton num episódio cheio de batalhas de rap."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;