Nacional Titulo
Secretário quer identificar donos de celulares pré-pagos
Do Diário do Grande ABC
13/10/1999 | 16:36
Compartilhar notícia


A criaçao de uma legislaçao que identifique compradores de telefones celulares pré-pagos e de um presídio federal para abrigar quadrilhas ligadas ao crime organizado foram reivindicaçoes levadas nesta quarta-feira pelo secretário de Segurança do Rio de Janeiro, coronel Josias Quintal, ao general Gilberto Serra, coordenador da Força-Tarefa federal que vai ajudar a combater o narcotráfico e à violência no RJ. Quintal e Serra reuniram-se para redefinir a atuaçao das esferas estadual e federal neste trabalho.

"A polícia nao consegue rastrear ligaçoes de telefones pré-pagos, porque nao sabemos quem é o dono do aparelho", justificou Quintal. De acordo com o secretário, bandidos têm usado esse tipo de telefone em crimes como extorsao e seqüestro. "Um cadastro com dados do comprador é fundamental para, caso a polícia precise, localizar uma ligaçao", disse Quintal.

Participaram da reuniao delegados das dez forças-tarefa estaduais criadas em julho pelo governador Anthony Garotinho (PDT) para combater roubos de carros, assaltos a bancos, comércio de armas e drogas. O secretário de Segurança afirmou que agentes do serviço de inteligência das polícias Civil e Federal, fiscais da Receita Federal e as Forças Armadas já começaram a fazer um levantamento sobre o crime organizado no Estado do Rio. O Poder Judiciário e o Ministério Público também integram os trabalhos. O secretário nao quis dar detalhes das investigaçoes, mas disse que grandes traficantes estao no alvo da polícia, entre eles Marcelo Soares Medeiros, o Marcelo PQD, chefe do tráfico de drogas na Ilha do Governador (Grande Rio).

Fiscalizaçao - Para fechar o cerco ao crime organizado, a Polícia Federal vai inaugurar nos próximos dias dois núcleos de fiscalizaçao : um na Baía de Guanabara, uma das principais rota de entrada de drogas e armas no Estado, e outro no Aeroporto Internacional Galeao/Tom Jobim. Na segunda-feira, o diretor- geral da PF, delegado Agílio Monteiro, inaugura o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom).

Também está prevista a chegada de uma lancha doada pelo governo americano e que fará o patrulhamento da Baía de Guanabara. As novas dependências do Núcleo de Entorpecentes do setor de Polícia Aeroportuária no Aeroporto Internacional deverao ser inauguradas até o final do mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;