Internacional Titulo
Ataque israelense contra sul do Líbano fere 8
Do Diário do Grande ABC
04/02/2000 | 15:48
Compartilhar notícia


Helicópteros artilhados do Exército israelense atacaram nesta sexta-feira uma aldeia no sul do Líbano, ferindo um comandante guerrilheiro e sete civis, segundo testemunhas e funcionários de segurança libaneses. O objetivo de Israel no ataque era atingir supostos alvos guerrilheiros.

Quatro helicópteros lançaram mísseis contra a aldeia de Barish, 16 quilômetros a leste da cidade portuária de Tiro, disseram testemunhas. Um foguete atingiu o carro de um comandante do grupo Hezbolah. Ainda nao se sabe o nome do comandante ferido. Um segundo míssil caiu em uma casa e um terceiro nao explodiu.

Enquanto isso, milicianos aliados de Israel bombardearam um importante posto avançado no sul do Líbano antes de retroceder nesta sexta-feira. A retirada do posto de Sojod, em uma colina com vista para um reduto do Hezbolah, e o sétimo dia consecutivo de bombardeios ocorreram em meio às batalhas mais intensas no sul do Líbano nos últimos seis meses.

O Hezbolah, patrocinado pelo Ira, disse que a retirada da milícia pró-israelense era uma 'nova vitória``. Em um comunicado divulgado em Beirute, o grupo informou que seus guerrilheiros atacaram Israel e sua milícia em três frentes distintas esta madrugada.

A intensificaçao do conflito poderá dificultar os esforços para retomar as negociaçoes de paz entre Israel e Síria, que foram adiadas indefinidamente no mês passado.

Avioes de caça israelenses também dispararam dois mísseis contra alvos perto da aldeia de Jibshiit, 15 quilômetros a oeste de Marjayoun, a principal cidade da regiao ocupada por Israel no sul do Líbano, segundo autoridades libanesas.

Em outra incursao, os avioes bombardearam alvos perto de Sojod, 24 quilômetros ao norte da fronteira israelense.

Em Jerusalém, o Exército israelense confirmou ambos os ataques realizados com avioes, mas nao comentou sobre o ataque com helicópteros. Um comunicado do Exército disse que o Exército do Sul do Líbano, aliado de Israel, abandonou o posto avançado em Sojod e se trasladou para duas posiçoes novas 'para obter maior proteçao e melhorar sua capacidade operacional``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;