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Consumidor quer carro com quatro anos
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
10/03/2008 | 07:13
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Levantamento feito pela Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos do País, aponta mudança no perfil do consumidor brasileiro, que por causa do crédito fácil e barato, está deixando de comprar automóveis com mais de dez anos e passando a adquirir veículos com quatro anos de uso, em média.

Outra curiosidade do levantamento é que pessoas que antes buscavam carros seminovos – com um ou dois anos de uso – estão migrando para o zero quilômetro.

De acordo com a pesquisa da Fenabrave, no primeiro bimestre deste ano, os automóveis com quatro anos de uso representam 7,12% do universo pesquisado que comprende veículos entre 1 e 20 anos de rodagem.

Curiosamente, a segunda colocação pertence aos carros com 11 anos de idade (6,86%). Segundo o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, isso se explica pelo fato de que naquele ano houve a primeira grande explosão de vendas de automóveis e atualmente há uma oferta muito grande de veículos produzidos em 1997.

Percebe-se, então, um ciclo. Há um grupo que antes comprava carros com até 20 anos de uso e passou a comprar com até 11 anos. E outro maior e mais consistente, que adquire veículos com menos de dez anos, tendo uma concentração um pouco maior naqueles com até quatro anos.

“A renovação da frota está acontecendo sem que o governo crie um programa específico para isso. Ela se baseia pura e simplesmente na facilidade de crédito com juros menores, economia estável e maior confiança do cidadão na manutenção do emprego”, afirmou o presidente da entidade.

Curiosamente, o fenômeno se repete com comerciais leves e caminhões onde os veículos com quatro anos de uso ficam com 8,48% e 5,89% da fatia, respectivamente. No caso da motos, as que têm quatro anos representam 13,7%.



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