Memória Titulo
Na folhinha de 1917, o nome São Bernardo
Ademir Medici
02/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 No passado – e falamos de 80, 100, 130 anos atrás – os jornais costumavam noticiar o recebimento, nesta época, dos calendários emitidos pelas empresas estabelecidas. As famosas folhinhas, como esta, da Casas Pernambucanas, recém-chegada a São Paulo e que depois abriria filiais em todas as cidades – as filiais do ABC estão entre as mais antigas da rede.

Pois esta folhinha de 1917 nos levará, ao longo do ano de 2017, para as principais datas que começam com 7 e com 2; em 2016 destacamos os anos com finais 6 e 1. São tantas efemérides, que é preciso eleger os anos redondos, de cinco em cinco anos.

Em 2017 os destaques serão – como já frisamos – os três séculos de São Bernardo e São Caetano entre nós, originados em 1717 na antiga Borda do Campo e no antigo Tijucuçu. Mas várias outras datas serão lembradas, a primeira das quais a instalação do Distrito de Paz de São Caetano, em 1917 – há 100 anos.

 

AOS NOVOS PREFEITOS

E o 2017 também é o ano de posse dos nossos prefeitos. Dois pedidos a eles:

1) Cuidem melhor da Memória nossa de cada dia, sem obras espalhafatosas como a do Museu do Trabalhador, um verdadeiro elefante branco e inacabado no Centro de São Bernardo. Memória não carece de suntuosidade. A memória é simples. Precisa é de boa vontade.

2) Prefeitos, recebam bem os nossos velhinhos. Sem paternalismo, mas com dignidade.

 

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 1º de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6330

O Diário não circulou em 2-1-1987. As notícias que se seguem são do dia 1º daquele ano.

Encontro (Claudete Reinhart) – Nasceu hoje o ano de 1987. Nasceu fraquinho, sem muita saúde, pois no final de sua gestação foi atacado por vírus perigosíssimo, o Cruzado II – que ainda não foi pesquisado pela Ciência e não tem, portanto, vacinas nem antídotos que o combatam.

Polícia – Três assassinatos encerram 1986.

Estourado consórcio de caminhões em Diadema.

 

Santos do Dia
São Basílio Magno (Turquia, Capadócia, 329-379). Escreveu suas famosas "Constituições", primeira regra de vida espiritual destinada aos religiosos e referência para toda a vida religiosa posterior.Escrevia de maneira agradável, clara, profunda e convincente. Suas cartas inspiram gestos e palavras de amor pelo próximo.

Gregório

Nazianzeno, bispo e doutor da Igreja

Argeu

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 2 de janeiro:

No Maranhão, Bacuri

Na Paraíba, Baía da Traição e Gurjão.

Em Minas Gerais, Capela Nova.

No Espírito Santo, Castelo.

No Rio Grande do Norte, Lagoa Nova.

Em Alagoas, Maravilha.

Em 2 de janeiro de...
1917 – O lavrador Hermegildo Jardim, residente no Moinho Velho, em São Paulo, ao se dirigir a cavalo pela Estrada de São Caetano perde o equilíbrio e cai. Fratura a perna e recebe escoriações em todo o corpo. Está na Santa Casa.

A guerra. Do noticiário do Estadão: as perdas de navios noruegueses.

1927 – Ana Casa Angeli nasce no bairro dos Casa, em São Bernardo, filha de uma das famílias fundadoras da Linha Jurubatuba do Núcleo Colonial de São Bernardo. Família que dá nome ao bairro.

Os pais também nasceram em São Bernardo: José Batista Casa e Ana Regina Secoli. Jovem, dona Ana foi tecelã. Casou-se com Leoni Luiz Angeli, com quem teve quatro filhas: Marli, Marisa, Ivanir Hoje tem sete netos, seis bisnetos e a primeira tataraneta.

1952 – Náutico FC é fundado em São Caetano.

1972 – Vereador Manoel Moreira propõe a confecção de uma placa de bronze com a citação dos nomes dos líderes autonomistas de Mauá. O vereador se baseia em ata da constituição da Sociedade Amigos de Mauá.

A ata cita os nomes de Egmont Fink, Manoel Pedro Júnior, José Figueiredo, Tercílio Tamagnini, Norival dos Santos, Inocêncio Pedro, Ariocy Rodrigues Costa, Francisco Lopes Gimenez, Afonso Tomaz, Reinaldo Chiarotti e Osni Silveira, ex-deputado estadual considerado o patrono da causa.

A matéria criou grande celeuma. Faltariam nomes, entre os quais: Guilherme Primo Vidotto, Anselmo Walendy, Harry Wallendy e Cícero de Campos Povoa.

Nota – Quarenta e cinco anos se passaram. Estamos em 2017. E a tal placa de bronze sugerida? Ela existe? Onde ela está? Memória quer tirar uma foto.

1977 – 22 universitários do Grande ABC embarcam para o Piauí para participar da 18ª Operação Nacional do Projeto Rondon; na coordenação, o professor Carlos Galante.

1982 – Brasil faz de 1982 o Ano Internacional do Idoso.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;