Política Titulo
Ministro garante a Conde que Rio opinará sobre parque
Do Diário do Grande ABC
09/01/1999 | 18:13
Compartilhar notícia


O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, garantiu hoje ao prefeito carioca, Luís Paulo Conde (PFL), que todas as decisoes referentes ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca, administrado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), terao a participaçao efetiva da prefeitura do Rio.

Sarney Filho disse que o encontro foi um importante passo para que o processo de municipalizaçao do parque, reivindicaçao da prefeitura, seja iniciado ainda este ano.

O ministro disse pretender descentralizar ao máximo os órgaos da pasta e que, para isso, fará gestoes conjuntas com prefeitos, governadores e até a sociedade civil, como as organizaçoes nao-governamentais (ONGs) e os deputados da frente parlamentar ecológica.

``Logo após a reestrutruraçao do novo ministério, faremos do Ibama um órgao executor e nao formulador', disse. Conde explicou que a prefeitura participa da manutençao de parte do Parque da Tijuca, limpando as estradas de acesso e fazendo obras de contençao nas encostas, mas que está impedido legalmente de fazer algo mais porque o parque nao é municipal.

``O Corcovado é do Ibama e o trem (acesso ao Corcovado), da Secretaria de Patrimônio da Uniao (SPU), dirigido pela secretária Claúdia Constin.' Sarney Filho disse que conversou com a Cláudia para a municipalizaçao da exploraçao do trem.

Conde adiantou que pretende instalar elevadores para melhorar o acesso do turista ao Cristo do Redentor. O prefeito disse ainda que pediu ajuda a Sarney Filho para apressar a liberaçao de R$ 40 milhoes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras do aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Flunimense. ``Pretendemos inovar e levar o lixo da cidade através de um sistema de barcas, que sairao do Caju até Gramacho', disse Conde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;