Economia Titulo Nossas empresas
Franquia de beleza da região tem 27 unidades
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
02/01/2017 | 07:14
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Dois anos. Esse é o tempo de existência do negócio Turquesa Esmalteria e Beleza. Desde agosto de 2014, quando foi implementado efetivamente, até o momento, já soma 27 franquias vendidas e, dessas, 15 estão em operação, sendo uma delas na Bolívia. As demais passam por processo de implantação.

A marca nasceu no Grande ABC, das mãos de uma das sócias e fundadora Laura Lopez, moradora de São Caetano. “Larguei uma carreira de sucesso, era diretora comercial de vendas em uma empresa de TI (Tecnologia da Informação), quando resolvi empreender”, conta a empresária.

O sonho de criar empresa voltada ao público feminino foi o que a incentivou a dar uma guinada em sua vida. “Acredito no potencial da região e sei da carência do Grande ABC em oferecer serviços vistos como luxuosos, porém, com valores acessíveis. Além disso, é mais fácil consolidar uma marca aqui do que na Capital, devido à forte concorrência”, explica Laura. Na região, a marca está presente em dois endereços, em Santo André, no bairro Jardim, e em São Bernardo, no Jardim do Mar.

Reflexo da expansão do negócio é o fato de ele já estar presente no Exterior, inclusive com a venda da franquia em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O dono da unidade é o mesmo do estabelecimento instalado em Aracaju (Sergipe).

A presença da grife é bastante pulverizada. Além dessas localidades, a esmaltaria Turquesa está no Estado de São Paulo (na Capital e em Bragança Paulista), Rio de Janeiro (Capital), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Pernambuco (três em Recife), Maranhão (São Luís), Distrito Federal (Brasília), Minas Gerais (Ipatinga e Varginha). Segundo Laura, o segredo do sucesso é demonstrado por meio dos números. “Quando lançamos a marca, em agosto de 2014, abrimos duas lojas. Em 2015, vendemos 13 franquias e, em 2016, foram 12. Para este ano, o objetivo é comercializar 30 unidades”, enumera.

Para a empreendedora de São Caetano, dois fatores que ajudam muito o segmento de beleza e estética feminina são os lançamentos, que acabam oxigenando o mercado sempre com novidades, e o fato de a mulher, se tiver acesso a custos que caibam no seu bolso, não deixar de se cuidar. “Quando o dinheiro está curto, a pessoa pode até diminuir a frequência, mas não deixa de fazer as unhas, por exemplo. Esse mercado é muito atraente para investidores, pois é seguro e de baixo risco”, comenta. Ainda de acordo com Laura, a franquia é oportunidade para quem ficou desempregado neste ano e quer investir as verbas rescisórias, ou que quer empregar dinheiro que esteja guardado e vê no negócio a chance de ser dono do próprio ganha-pão.

DIFERENCIAIS - Para fidelizar clientes, outra estratégia da marca foi ‘segurar’ os preços dos serviços oferecidos. Dependendo da região, manicure e pedicure custam R$ 22 e R$ 33, em média, respectivamente. Já o design de sobrancelhas varia de R$ 40 a R$ 60. Sem contar a possibilidade de agendamento on-line com aviso via SMS e e-mail para aumentar a comodidade das clientes.

“O segredo está no ambiente, nos mimos para as clientes, como bolo, chá e café, e no serviço de alta qualidade. O diferencial está nisso”, diz a fundadora. As franquias contam com o nail bar, ou seja, é possível tomar um drink enquanto faz as unhas, assim como reunir as amigas para happy hour, chá de lingerie ou de bebê no espaço.


Marca oferece três modelos de negócio

A franquia Turquesa Esmalteria e Beleza, que surgiu no Grande ABC, tem três formatos de negócios, são eles: o quiosque (comum nos shoppings), as lojas e os camarins – cada um com público definido.

De acordo com a proprietária e fundadora da marca, Laura Lopez, as lojas são as mais completas. Oferecem podologia, depilação, maquiagem, estética, serviços de cabeleireiro, além de manicure e pedicure. Para esse modelo, o investimento é a partir de R$ 80 mil, e inclui taxa de franquia (R$ 33 mil), gastos com instalações (aluguel do espaço, manutenção e/ou alguma reforma que seja necessária, de R$ 43 mil), e capital de giro. Quem adquire a franquia nesse modelo paga R$ 1.900 de royalties mais R$ 290 de taxa de marketing, mensalmente.

Outra possibilidade é o express/quiosque, mais comum nos centros de compras. Neste caso, o valor de investimento fixo é de R$ 65,9 mil, incluindo taxa de franquia, insumos, quiosque físico e treinamento das profissionais. Os valores dos royalties e marketing são os mesmos dos cobrados na loja. No quiosque, há serviços de manicure, pedicure, embelezamento do olhar e maquiagem.

Por fim, há a opção de camarim, que também são lojas de rua, porém mais focadas em serviços de cabelo, além da manicure, pedicure e maquiagem. O aporte parte de R$ 60 mil, e inclui taxa de franquia (R$ 25 mil) e os custos das instalações (R$ 39 mil). Neste modelo, os royalties são menores, R$ 1.200.

Para todos os formatos o faturamento médio mensal é estimado em R$ 45 mil, com lucro líquido em torno de 20% da receita, de R$ 9.000 a R$ 11 mil. Nos seis primeiros meses, o franqueado já alcança ponto de equilíbrio no negócio, e o ROI (Retorno de Investimento aportado na franquia da Turquesa) passa a acontecer a partir do 18º mês.

“Vale lembrar que os serviços de unhas são completos, com alongamentos, unha e esmaltação em gel, além das decorações”, conta Laura.

Para o primeiro semestre, alguns negócios já estão praticamente firmados. “Nosso foco em 2017 serão os quiosques, que têm retorno rápido ao franqueado e já vêm prontos para atendimento. No segundo semestre, vamos intensificar nosso marketing digital e promover ações na internet, com a expectativa de que a economia do País irá melhorar, voltando a crescer.” O objetivo da empresa é ultrapassar a marca de R$ 2 milhões em faturamento em 2016. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;