Internacional Titulo
Washington acolhe com reservas a proposta de aumentar o G8
Da AFP
27/08/2007 | 17:30
Compartilhar notícia


Washington reagiu prudentemente nesta segunda-feira à proposta do presidente francês Nicolas Sarkozy de ampliar o G8, que quer reunir países emergentes aos industrializados.

"Se a idéia amplia ou reforça os países membros do G8 é uma questão a longo prazo que deverá ser examinada", disse o porta-voz para as questões de segurança, Gordon Johndroe. "Nós partilhamos do objetivo do presidente Sarkozy de uma participação eficaz das grandes economias emergentes no processo do G8", acrescentou o americano.

G13 - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, sugeriu nesta segunda que o G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) se convertesse em G13 e passasse a incluir, entre outros, o Brasil.

Sarkozy defendeu, além da participação brasileira, a presença de China, Índia, México e África do Sul, justificando que o diálogo mantido com estes países nas recentes cúpulas do G8 "deveria ser institucionalizado".

Esta evolução se justificaria, segundo o francês, tanto pela necessidade de aumentar os acordos econômicos, como por uma "cooperação estreita entre os países industrializados e os grandes países emergentes para lutar contra a mudança climática".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;