Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que precisamos do Sol?
Luís Felipe Soares
18/12/2016 | 07:11
Compartilhar notícia
Divulgação


O Sol tem papel fundamental por ser a fonte primária e mais importante de energia para todo o Sistema Solar. Os seres humanos precisam dele como meio para produção interna de vitamina D (necessária para a manutenção do tecido ósseo e com papel de ajuda para o sistema imunológico) e como elemento essencial na elaboração de toda a cadeia alimentar, uma vez que é por meio dele que plantas e algas realizam a fotossíntese e têm nutrientes para se desenvolver. De maneira geral, tanto as pessoas quanto outros animais adquirem sua energia de forma indireta.

O poder dessa gigantesca estrela também foi de vital importância para o nascimento do Sistema Solar, há cerca de 5 bilhões de anos, originado de uma grande nuvem chamada nebulosa. Parte dela se transformou no Sol e o restante gerou os planetas e corpos, casos de asteroides, meteoroides e cometas, que giram ao seu redor movidos a uma forte gravidade predominante.

A influência na Terra ocorre de diversas maneiras, com o papel no ciclo da água aparecendo como um dos mais significativos, sendo que esse processo infinito e circular apresenta o elemento em diferentes formas viajando entre rios, nuvens e terra. Nosso planeta se encontra em posição conhecida como Zona Habitável, com distância ideal do Sol e que permite termos água líquida, o que favorece a criação de um ambiente adequado para o surgimento da vida como conhecemos.

É importante lembrar que a rotação da Terra em relação ao Sol determina o dia e a noite. Um fenômeno curioso é o chamado Sol da Meia-Noite, que ocorre próximo às regiões dos polos Norte e Sul do planeta. Países como Canadá e Noruega, por exemplo, têm seus verões marcados por dias com Sol durante 24 horas devido a suas localizações no mapa – estão bem perto do Polo Norte. Esse cotidiano inusitado pode variar entre seis e oito meses. O mesmo conceito, mas ao contrário, também existe, originando longos períodos de escuridão em algumas nações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;