Grana convoca entrevista ao lado de sucessor para anunciar medidas no fim da transição
Em desfecho das reuniões entre as equipes de transição de governo em Santo André, firmadas pelos grupos do atual prefeito Carlos Grana (PT) e do chefe do Executivo eleito, Paulo Serra (PSDB), reiterou-se pedido para suspensão dos últimos passos do processo licitatório do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para contratação da Odebrecht Ambiental, por meio de PPP (Parceria Público-Privada), além da paralisação no andamento do certame das linhas de ônibus municipais que circulam na região da Vila Luzita.
A decisão sobre as solicitações do tucano será formalizada hoje em entrevista convocada pela comunicação de Grana. Esses dois impasses foram pontos de conflito entre as comissões durante a transmissão dos dados oficiais do Executivo, além da crise financeira dos cofres municipais. Por nota, a Prefeitura, e não o Semasa, adiantou que o tema do gerenciamento dos serviços de água e esgoto na cidade “está em discussão na comissão”, acrescentando que durante a entrevista com Grana e Paulo Serra, juntos, no Paço, esse “será um dos assuntos discutidos”.
O Semasa havia informado que confirmaria o objeto da licitação no dia 5, o que restaria apenas a homologação, o que concretizaria o processo, porém o superintendente da autarquia, Sebastião Ney Vaz Júnior (PT), recuou da deliberação e não publicou o ato, dando indícios de que o Paço pode acatar um dos pedidos do tucano. O envolvimento da empresa em esquema de corrupção na Petrobras, confirmado no âmbito da Operação Lava Jato, era incluído na Justiça. A Odebrecht tinha sido a única a apresentar interesse oficial na concessão administrativa, pelo período de 35 anos, ao valor de investimento privado, estimado em edital, de R$ 598,7 milhões.
O contrato emergencial com a Suzantur, assim como a tramitação do caso de privatização da rede de água, também provocou ações judiciais e administrativas, a exemplo de questionamento de itens no TCE (Tribunal de Contas do Estado). O Paço abriu a concorrência no setor, que tende a ser finalizada até abril de 2017. O processo, por meio da SATrans (empresa que gerencia o transporte municipal), fará a seleção de empresa que será responsável pela subconcessão das 15 linhas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.