Economia Titulo Seu bolso
Tributos sobre itens para o Natal podem chegar a 80%

Perfumes e videogames são os mais taxados; espumante possui 60% e, peru e chester, 30%

Da Redação
14/12/2016 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


Com o fim do ano, vêm muitas confraternizações e comemorações, mas quem pretende fazer a festa, mais uma vez, é o Leão. Ele está de olho também a ceia de Natal. Conforme apurou o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), quem pretende reunir a família para o jantar natalino vai arcar com o alto custo dos impostos. A fera deve abocanhar 29,32% do preço do peru, chester ou pernil, que serão destinados aos cofres públicos, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Outros produtos muito consumidos nas festividades de fim de ano, como champanhe ou espumante (59,49%); panetone (34,63%), e nozes (36,45%), têm a tributação ainda maior; quanto menos essencial, maior a taxa.

É o caso de perfume (78,99%) e maquiagem (69,53%) importados. Assim como videogame (72,18%), iPad (39,12%) e celular (33,80%).

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, explica que os brasileiros são prejudicados pela alta carga tributária, que impede que os consumidores comprem mais e melhor. “A alta carga tributária, principalmente a decorrente dos tributos sobre o consumo, incidem sobre as vendas das empresas e são repassadas para o preço das mercadorias e serviços, fazendo com que o valor final fique mais caro e, portanto, menos acessível ao consumidor final.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;