Internacional Titulo
Cazaquistão deve reeleger atual presidente no domingo
Da AFP
02/12/2005 | 10:52
Compartilhar notícia


O atual presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaiev, 65 anos, deve ser reeleito sem maiores surpresas nas eleições de domingo no Cazaquistão já que, apesar do estilo autoritário, tem grande popularidade devido à boa econômica da república asiática.

”Nazarbaiev conta com o apoio de entre 55% e 60% da população e não vai perder estas eleições mesmo que haja fraude", assegurou Sabit Jussupov, diretor de um centro de pesquisas em Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

Nazarbaiev que já estava no poder antes mesmo do desaparecimento da União Soviética, se apresentou durante toda a campanha como o candidato da estabilidade.

Sua vitória se anuncia ainda mais fácil a partir do momento em que seu adversário, Jarmakhan Tuyakbai, líder da coalizão opositora "Por um Cazaquistão justo" não teve acesso aos meios de comunicação do país e, por isso, teve muita dificuldade de acesso à sociedade.

Tuyakbai se colocou como candidato da democracia, atacando o autoritarismo do regime de Nazarbaiev e as promessas não executadas sobre a liberalização política.

"As eleições não serão nem livres nem democráticas, pois se a população apóia o atual presidente, é só porque a propaganda do Estado é a única informação disponível", lamentou Evgueni Jovtis, um defensor cazaque dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;