Turismo Titulo
Observação de baleias na Armação
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
17/02/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


A praia da Armação, localizada a 25 quilômetros do centro, congrega na mesma faixa de areia a pesca artesanal e o fluxo de surfistas. É de lá que saem também as embarcações para a Ilha de Campeche.

Neste ano as ressacas fizeram com que as águas geladas do Atlântico invadissem as ruas. A solução foi aumentar o paredão de pedras, diminuindo a área para banhistas e, consequentemente, o interesse de turistas. Nada mal para quem procura um pouco de sossego à beira-mar.

O nome Armação vem de um passado não muito nobre da praia, embora essencial ao desenvolvimento de Florianópolis. A orla era o lugar onde as baleias, já mortas, eram destrinchadas para a produção do óleo utilizado na iluminação. A pesca predatória levou à quase extinção do animal. Mas Armação deixou este costume para trás com a preservação das baleias franca e o desenvolvimento do turismo de observação dos cetáceos entre meados de junho e fim de outubro.

No aspecto histórico, a Igreja de Sant'Anna, construída em 1772, é a principal atração. Era lá que os arpoadores e tripulantes das baleeiras se confessavam e ouviam missa antes de pescar. Em seguida, o sacerdote descia à praia para benzer as embarcações que iam para o mar. Da igreja original praticamente nada mais resta, embora ela conserve muitas características da reforma feita em 1838. Outra, realizada em 1948, modificou totalmente a fachada original do prédio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;