Internacional Titulo
Duas mil famílias de vítimas já pediram indenização pelo 11/9
Da AFP
10/09/2003 | 13:50
Compartilhar notícia


Cerca de duas mil famílias de vítimas do 11 de setembro pediram indenizações de um fundo federal especialmente constituído por conta dos atentados, informou nesta quarta-feira o órgão subordinado ao departamento da Justiça americano.

Das 2.325 famílias que entraram com o pedido, 1.278 correspondem a pessoas relacionadas com os falecidos nos atentados, enquanto as outras 1.047 têm ainda algum parente que ficou ferido neles, precisou Charles Miller, porta-voz do fundo de indenização para as vítimas. Familiares das três mil pessoas que morreram nos atentados podem ainda reclamar seus direitos antes da data-limite de 22 de dezembro.

O fundo já entregou US$ 637,6 milhões aos familiares em questão, precisou Miller, e a média de indenização por família é de US$ 1,5 milhão. Esta quantia é calculada segundo vários critérios, entre eles a idade e o rendimento virtuais da pessoa se ela estivesse ainda viva.

O total dos seguros de vida ou fundos de pensão é deduzido do cálculo da indenização. Miller destacou que estas deduções são uma das razões pelas quais algumas famílias não pediram qualquer tipo de compensação.

Os familiares de 70 vítimas que escolheram não reclamar indenizações a esse fundo federal foram autorizados nesta terça-feira, por um juiz nova-iorquino, a continuar com seus processos judiciais contra as companhias aéreas, o construtor aeronaútico e os donos do World Trade Center.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;