Economia Titulo
Fusão British Airways-Iberia cria o 2º grupo aéreo europeu
Da AFP
29/11/2010 | 09:57
Compartilhar notícia


Os acionistas da British Airways e da Iberia aprovaram nesta segunda-feira a fusão definitiva entre as companhias britânica e espanhola, que criará o segundo maior grupos aéreo europeu, anunciaram as empresas em Londres e Madri.

"Estamos contentes que nossos acionistas tenham aprovado a fusão com a Iberia", destacou a British Airways em um comunicado publicado após a reunião extraordinária dos acionistas na capital inglesa.

Uma hora mais tarde, a Iberia divulgou outro comunicado, no qual informava a aprovação de seus acionistas para o acordo assinado em abril pelos diretores das empresa.

"É sem dúvida um acordo histórico, que criará um grupo global que vai liderar um futuro processo de consolidação", declarou o presidente da Iberia, Antonio Vázquez. "A operação representará muito valor para os negócios das duas companhias e permitirá alcançar sinergias importantes sinergias", completou.

A aprovação dos acionistas era o último obstáculo para a execução da fusão, prevista para janeiro de 2011.

Na abertura da reunião em Londres, o presidente da British Airways, Martin Broughton, afirmou que aliança tem uma "lógica estratégica e financeira" e garantiu que beneficiará tanto os funcionários do grupo, como os passageiros e os investidores.

O novo grupo contará com uma frota de 408 aviões, que transportarão 58 milhões de passageiros por ano a quase 200 destinos em todo o mundo, combinando a forte presença da British Airways na América do Norte, Ásia e Oriente Médio com a preponderância da Iberia na América Latina.

A operação, que acontecerá por meio de uma troca de ações, permitirá às duas empresas manter a marca e as operações sob uma nova holding, o IAG (International Airlines Group), que tem valor atual estimado em mais de seis bilhões de euros (US$ 8 bilhões).

O novo grupo, do qual a British terá 55% do capital e a Iberia 45%, será a segunda maior companhia aérea europeia por capitalização na Bolsa e a terceira em volume de negócios.

Antonio Vázquez e o conselheiro delegado da British Airways, Willie Walsh, ocuparão os mesmos cargos na IAG.

A IAG será uma companhia espanhola, mas a sede financeira e operacional ficará em Londres e começará a ser cotada na Bolsa no fim de janeiro.

A cotação principal estará na bolsa da capital britânica.

British Airways e Iberia anunciaram em julho de 2008 a intenção de uma fusão, mas as dificuldades do setor de transporte aéreo durante a crise econômica, a evolução da capitalização das empresas e o plano de previdência da empresa inglesa complicaram as negociações.

As duas empresas voltaram em outubro aos lucros após quase dois anos de resultados negativos, que obrigaram as empresas a reduzir drasticamente os custos.

O novo grupo pretende concorrer em melhores condições com as grandes rivais europeias Lufthansa e Air France-KLM, assim como com as companhias de baixo custo em seus mercados.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;