Política Titulo
Políticos se alfinetam em clima pré-eleitoral
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
20/05/2011 | 07:42
Compartilhar notícia


O clima de antecipação eleitoral na Câmara de Santo André é cada vez mais evidente. Ontem, houve debate quente.

O vereador Aílton Lima (PDT) chegou a dizer que o par oposicionista Tiago Nogueira (PT) - que tem apresentado junto com a bancada de oposição denúncias contra o governo - "está imbuído de mensagem do apocalipse e de ódio." O pedetista afirmou que enquanto a oposição aponta "metralhadora giratória atirando para todos os lados", a situação assiste sentada às críticas. E chamou atenção para o clima eleitoral. "Os derrotados (PT) não aceitam a mudança. Se a gente tiver que soltar veneno não vão faltar assuntos", ameaçou.

No mesmo tom o vereador Israel Zekcer (PTB) argumentou que na gestão passada (do ex-prefeito João Avamileno, PT) a oposição não era atendida como hoje. "O vereador Claúdio Malatesta (PT) - que criticou Aidan ontem - apresentou 497 indicações e 63% delas foram atendidas." Malatesta não desmentiu o colega.

Por sua vez, Nogueira afirmou que não teme acusações que envolvam seu passado político. O petista relatou estar tranquilo para defender a bandeira do PT. "As pesquisas mostram que o governo Aidan está com 38% de péssimo e ruim e 12% de ótimo e bom." 

APROVAÇÃO

Em meio às turbulências e mesmo com seis abstenções (cinco do PT e uma do DEM) a administração conseguiu aprovar em definitivo projeto que determina abertura de crédito de R$ 6,5 milhões para a Educação.

O recurso é oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e será utilizado na contratação temporária de 430 profissionais - 200 agentes de Educação e 230 professores - que serão selecionados no domingo e na compra de material para a área.

O secretário de Orçamento e Planejamento, Arnaldo Augusto Pereira, explicou que o montante servirá também para continuar pagando os atuais 700 temporários da Educação - que recebem direto da municipalidade. "É mais coerente pagar com o Fundeb, que é verba para esse tipo de pagamento."

Pereira fez questão de apimentar mais o clima e provocou a oposição. Esse projeto está na Casa há um mês, abstenção não pode ter ocorrido por falta de tempo para entender. Eles falam que a Educação não está sendo levada a sério, talvez as viagens da secretária da gestão passada eram sérias", referindo-se à decisão da 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado que condenou em 2009 a ex-secretária de Educação de Santo André e atual comandante da Pasta em São Bernardo, Cleuza Repulho, a devolver aos cofres públicos R$ 125,5 mil. O valor foi gasto em viagens feitas ao Exterior quando a educadora integrou a equipe do primeiro mandato do ex-prefeito de Santo André João Avamileno (2002-2004).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;