Internacional Titulo
Ex-general comunista polônes presta homenagem ao papa
Da AFP
04/04/2005 | 17:21
Compartilhar notícia


O ex-homem forte da Polônia comunista, general Wojciech Jaruzelski, 81 anos, prestou homenagem nesta segunda-feira ao papa João Paulo II, morto sábado, assinando um livro de condolências exposto na Nunciatura apostólica de Varsóvia.

"João Paulo II, uma grande personalidade para a recente história da Polônia e do mundo, nos deixou", escreveu o general no livro. "Guardo profundamente em minha memória nossos encontros e conversas. Todas as esperanças, as expectativas, os ensinamentos do papa polonês, se concretizaram", declarou.

O general Jaruzelski, enquanto chefe de Estado, recebeu o papa João Paulo II durante sua última peregrinação à Polônia em 1983, um ano e meio depois de ter introduzido a lei marcial no dia 13 de dezembro de 1981 para esmagar o movimento Solidariedade.

Durante esta viagem, o papa havia reclamado, alto e forte, às autoridades comunistas, o reconhecimento do sindicato Solidariedade, então proibido pela lei marcial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;