Nacional Titulo
Laudo do IPT sobre pista de Congonhas ainda não estava pronto
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/07/2007 | 21:57
Compartilhar notícia


O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) divulgou comunicado nesta quarta-feira esclarecendo que seu laudo sobre as reformas na pista principal do Aeroporto Internacional de Congonhas ainda não está pronto. A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) havia anunciado que o IPT realizou auditoria sobre as obras nas pistas de Congonhas.

No comunicado, o IPT esclarece que concluiu apenas a auditoria técnica das obras da pista auxiliar. A análise das obras da pista principal, na qual ocorreu o acidente na terça-feira com o Airbus da TAM, não foi concluída. “Até o momento, nenhum relatório foi entregue à Infraero”, afirma a nota.

 No comunicado, o instituto detalha cada item a ser auditado, como o “binder (camada de ligação da estrutura da base com o revestimento do pavimento); características das misturas que compõem o revestimento asfáltico; características de superfície: irregularidade, declividade, planicidade, atrito e textura”.

De acordo com a assessoria de imprensa, trata-se de um laudo exclusivamente da esfera da engenharia civil. Os relatórios finais sobre as reformas realizadas na pista principal do Aeroporto de Congonhas “deverão ser encaminhados nos próximos dias 27 de julho, 07 e 17 de agosto”, segundo o IPT.

A pista em que ocorreu o acidente havia sido liberada após reforma há pouco mais de duas semanas. A liberação ocorreu antes que estivessem prontas as obras para aumentar a aderência do asfalto com os pneus de aviões. Essa parte da reforma estava sendo feita durante a madrugada e só ficaria pronta em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;