Política Titulo
Aidan Ravin critica PT por ação contra reforma
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:26
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), lamentou a atitude da bancada de oposição - formada pelos seis vereadores petistas - de recorrer à Justiça por meio de Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a reforma administrativa, aprovada no início do ano.

O chefe do Executivo avalia negativamente o que chamou de "tentativa de o PT demonstrar força". "Não vejo sentido nesta iniciativa, uma vez que o projeto foi aprovado há algum tempo pelos próprios colegas de Câmara. Considero até antiético esse posicionamento da parte deles, pois tiveram abertura para discutir o assunto", observou o petebista.

Para Aidan, o PT está equivocado em questionar a reforma neste momento, especialmente depois de o governo ter aberto um canal de diálogo com os adversários políticos.

"Estabelecemos uma relação boa. Não precisaria disso (Adin). Mas se realmente quiserem levar a questão adiante, iremos responder da mesma forma, na Justiça, pois não fizemos nada de absurdo na cidade. Ao contrário, criamos a Secretaria de Segurança, destituída no governo deles, e criamos o Fundo Social de Solidariedade sem gasto, o qual vem trazendo somente coisas boas para a cidade", salientou.

O prefeito andreense ressaltou que aguardará o desenrolar do assunto - os advogados dos petistas ainda preparam a ação - para agir. No entanto, deixou subentendido que a atitude dos petistas colocaria em xeque a comunicação harmoniosa entre as partes.

Oposição - Presidente municipal do PT, o vereador Tiago Nogueira ironizou o prefeito. "Desde o início, sempre anunciamos que a reforma estava repleta de erros gravíssimos. Após longo debate, reconheceram e corrigiram alguns pontos. Mas não todos. Criaram o Fundo de Solidariedade que até agora não disse a que veio, até porque voluntariado e campanha do agasalho existem desde que eu era pequeno. Há também o fato de os conselhos não serem paritários, além da tentativa deste governo de militarizar o trânsito ao desvinculá-lo da área de Engenharia e passá-lo para Segurança. Tudo o que criticamos foi fundamentado."

Para o petista, a reforma fere a Lei Orgânica do Município. "Se o Aidan está chateado com o PT, o problema é dele. Ele é quem está errado. Quanto à boa relação com a oposição, ele não consegue se relacionar nem com a base aliada, que dirá com a gente."

Tiago reforçou que o PT não recuará com relação à Adin. "Vamos entrar, sim, na Justiça, pois ela existe para fazer o equilíbrio entre os poderes. Trata-se de uma prerrogativa democrática. Se o prefeito não aceita é porque pretende ser o imperador de Santo André."

Ação - O PT decidiu reverter a aprovação da reforma na Justiça no sábado, durante reunião mensal do diretório. Os filiados foram unânimes em votar pelo encaminhamento.

Apesar de a questão estar sacramentada, o PT prefere não fornecer detalhes do processo até que os advogados que representam o partido elaborem o documento contrário a Aidan - o que deve ocorrer até o final desta semana.

Quando do envio do projeto à Câmara, em fevereiro, o chefe do Executivo fez questão de ressaltar que a reforma era apenas uma "readequação inicial", e que a reformulação definitiva iria à Casa no meio do ano.

Entre outras coisas, a aprovação do projeto transformou a Subprefeitura de Paranapiacaba em Secretaria (de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense) e criou a Pasta de Segurança e Trânsito e o Fundo Social de Solidariedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;