Internacional Titulo
Vazamento em cargueiro nao ameaça Canal da Mancha
Do Diário do Grande ABC
02/11/2000 | 21:05
Compartilhar notícia


O presidente da França, Jacques Chirac, afirmou que foi evitada a ameaça de um desastre ambiental ao litoral da Normandia, no norte do país, depois do naufrágio do cargueiro italiano Ievoli Sun, na terça-feira, com seis mil toneladas de produtos químicos altamente tóxicos.

Em visita a Cherbourg, na quarta-feira, quando acompanhou os trabalhos das autoridades marítimas locais, Chirac disse, no entanto, que a França continuará em alerta até retirar toda a carga do navio. As informaçoes sao da CNN.

Um vazamento de estireno - produto usado na fabricaçao de materiais sintéticos, tais como o plástico e a resina - chegou a ser detectado, mas as autoridades disseram a quantidade é pequena e nao deve afetar o meio ambiente.

Um membro da organizaçao ambientalista World Wide Fund for Nature, Dr. Simon Vowles, disse que o estireno, que nao se mistura à água, ficaria na superfície do mar até evaporar.

Cientistas da Gra-Bretanha e da França concordaram que, além das quatro mil toneladas de estireno, o resto da carga - duas mil toneladas de combustíveis - nao ameaça o meio ambiente e se evaporaria rapidamente caso vazasse.

O Ievoli Sun, que ia da Inglaterra para a Iugoslávia, naufragou enquanto estava sendo rebocado - com dois buracos no casco - para o porto de Cherbourg. Os 14 tripulantes foram retirados de helicóptero, na noite de segunda-feira.

Da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;