Internacional Titulo
Eleições antecipados na Flórida contam com longas filas
Da AFP
19/10/2004 | 19:14
Compartilhar notícia


Milhares de americanos faziam longas filas nesta terça-feira, segundo dia das eleições antecipadas na Flórida (sudeste). Enquanto isso, os candidatos à Casa Branca percorriam esse Estado, considerado decisivo para tentar convencer mais eleitores, a duas semanas das presidenciais.

Somente no condado de Miami-Dade, quase 12 mil pessoas votaram na segunda-feira, quando começaram as eleições antecipadas. "É estimulante (...) As pessoas estão entusiasmadas", disse o porta-voz das autoridades eleitorais de Miami, Seth Kaplan.

Apesar de algumas falhas técnicas iniciais, os funcionários eleitorais se mostraram confiantes, nesta terça-feira, de que a votação se desenvolverá sem contratempos. Diferente de outros condados, Miami-Dade não registrou problemas, além das longas filas.

No condado de Broward, uma falha técnica fez com que os eleitores esperassem a sua vez por várias horas na segunda-feira. Segundo os funcionários, as máquinas eletrônicas funcionam bem, e 7.373 eleitores já passaram pelas urnas.

No condado de Palm Beach, onde foi registrado grande parte do tumulto das eleições de 2000, o que obrigou ao adiamento da apuração por cinco semanas, uma parlamentar democrata disse que não recebeu o certificado completo de votação, depois que lhe pediram para que votasse em cédula comum, em vez de utilizar as máquinas eletrônicas.

As máquinas substituem o desprestigiado sistema de urnas considerado responsável por grande parte dos problemas das eleições de 2000. Mas os críticos dizem que o registro de votação não é impresso, o que torna impossível a recontagem manual, em caso de necessidade.

No condado de Orange, um problema de informática paralisou a votação em Orlando e seus subúrbios por algumas horas. Funcionários declararam que até as 17h (locais) de segunda-feira 1,2 mil pessoas haviam votado em Jacksonville.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;