Economia Titulo
Bancários do HSBC reclamam da PLR
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
31/10/2009 | 07:15
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os funcionários do HSBC no Grande ABC se reuniram, ontem, no centro de Santo André para encenar o cortejo fúnebre do presidente da instituição no País, Conrado Engel. Os bancários protestaram contra o cálculo da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e trabalharam de preto, em sinal de luto.

O Sindicato dos Bancários do ABC afirma que medida da empresa de elevar as provisões para devedores duvidosos em 90%, reduziu o lucro líquido do banco no primeiro semestre de R$ 2.1 bilhões para R$ 250 milhões, influenciando na quantia de 2% do lucro destinado ao pagamento do benefício.

A concentração de manifestantes começou na rua Senador Flaquer e terminou em frente à agência do HSBC, na rua Xavier de Toledo. O protesto continuou na área de autoatendimento do banco, com o enterro simbólico de Engel. Manifestações semelhantes ocorreram em diversos locais do País.

A encenação, ocorrida no período da manhã, contou com a participação de artistas da Arca (Associação Ribeirãopirenses dos Cidadãos Artistas) e com a Banda do Peru.

"O banco considera todo o volume do dinheiro emprestado como ‘crédito duvidoso'. O luto significa a indignação de toda a categoria frente a esta desvalorização do trabalhador brasileiro", afirma Belmiro Moreira, secretário de finanças do Sindicato e funcionário do banco HSBC.

No último dia 28, os funcionários da instituição financeira cruzaram os braços em sinal de protesto à postura do banco. Segundo o sindicato, as 19 agências do HSBC no ABC ficaram fechadas n aquele dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;