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Seguir a luz é o melhor caminho

Atenção aos sinais no painel garante viagem segura

Lukas Kenji
Especial para o Diário
14/03/2012 | 07:00
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O nome já diz tudo: sinal de alerta. No quadro de instrumentos do painel, o motorista tem um guia para uma viagem mais segura, ou melhor, uma luz. Esse sistema fornece informações sobre como estão conjuntos importantes do carro, como a bateria ou o freio. O engenheiro mecânico Rubens Venosa alerta: "Luz é para avisar sobre a verdade do carro. O que se passa com diversos sistemas do carro é retratado com os sinais de alerta."

Ele afirma que há muitos motoristas que vão à sua oficina mecânica e dizem não se preocupar com os sinais de alerta. "Tem gente que tira a lâmpada que indica problemas em determinados componentes. Fazem isso para poder passar em inspeções veiculares", explica.

As informações não estão ali à toa, além de darem ao condutor uma ideia básica sobre a situação do carro, ajudam o mecânico a resolver problemas de maneira mais rápida. "Os sinais servem para orientar melhor o condutor sobre o que está acontecendo ou poderá acontecer. O sistema serve para facilitar sua vida", reitera a gerente de marketing de automóveis da Mercedes-Benz, Glauci Toniato.

As notificações começam pela cor do sinal. Se for amarelo, dá o primeiro alerta ao motorista sobre algum problema em um determinado componente. Se a luz for vermelha, indica um defeito grave e o carro pode parar imediatamente.

Depois de olhar a cor, é hora de identificar o componente com defeito. Eles vão dos mais simples e básicos (como mostra tabela abaixo), mas também podem conter informações mais específicas.

No caso do air bag, por exemplo, se a luz referente ao equipamento de segurança estiver acesa, indica que o sistema ficará inoperante em caso de acidente.

Outra luz presente em carros menos equipados aponta para o gerenciamento eletrônico do motor. "Qualquer problema com a injeção eletrônica ativa essa luz. Ela acende em amarelo porque o conjunto foi programado para se adaptar ao defeito e dar ao motorista a chance de levar o veículo à oficina mais próxima. Por exemplo, se um bico é afetado, o pulso dele é cortado e o carro consegue rodar com os demais", explica o engenheiro Rubens Venosa.

Outras luzes específicas foram popularizadas, como a de freios ABS ou a de câmbio automático. Todas essas informações visam minimizar problemas com o carro na rua, garantindo viagem mais segura.

O luxo está até nas informações

Nos carros populares não há muito segredo, a compreensão das informações é mais fácil por não haver necessidade de diversos indicadores no painel. Mas quando o assunto são carros de luxo, o entendimento fica um pouco mais complicado. E há uma razão clara para isso: com tanta tecnologia e tantos recursos, o automóvel também precisa oferecer informações mais detalhadas.

Por isso, esses veículos trazem computador de bordo sofisticado, que gerencia os sistemas e, além de alertar o motorista pelo quadro de instrumentos, também traz notificações por meio de avisos sonoros e frases explicativas.

É assim que funciona com os carros da Audi, nos quais cada componente, por mais simples que seja, recebe atenção do sistema. "Mesmo se for uma lâmpada apagada, o computador identifica o problema, indica em que conjunto está o defeito e aponta com exatidão o componente irregular", explica o gestor de pós-vendas da Audi, César Paulo Calcic da Silva.

Esta especificidade também é destacada no quadro de instrumentos. Na marca das quatro argolas, por exemplo, há alertas para o desgaste nas pastilhas de freio. Outra notificação presente nos modelos A8, R8 e TT atenta para a pressão irregular dos pneus.

Em outra alemã, a Mercedes-Benz, existe uma câmera acoplada na parte dianteira do carro que mostra os obstáculos ou até mesmo a presença de pessoas ou animais, por meio de sensor infravermelho que capta calor e movimento. A tecnologia é presente em todos os carros da marca na Europa. Por aqui, está disponível no Pacote Brasil do S63 AMG.

Essa câmera já se espalhou por outras marcas que produzem carros de luxo. Esta prática de disseminar tecnologia é comum, segundo Silva. "Principalmente em veículos topo de linha, em que há disputa acirrada para apresentar inovações, é normal que a produção de uma marca inspire a outra."

A vasta gama de informações, além de auxiliar na segurança do condutor, pode criar também mais dúvidas na cabeça dele. Por isso cada carro recebe planejamento específico com relação ao quadro de instrumentos, como explica a gerente de marketing de automóveis da Mercedes-Benz, Glauci Toniato: "Os equipamentos de segurança são concebidos ao longo do desenvolvimento do veículo, tudo depende da linha e suas características técnicas. É natural que, à medida em que ocorra evolução dos produtos, aumente também o valor agregado, atendendo às expectativas dos clientes que adquirem automóveis de luxo", afirma.




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