Economia Titulo
Queda da Selic não será suficiente, diz economista
15/07/2003 | 22:13
Compartilhar notícia


A redução da Selic (taxa básica de juros) não será suficiente para um crescimento equilibrado da economia. O alerta é do diretor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Antonio Carlos Pôrto Gonçalves. Ele avalia que o país está com investimentos inibidos a tal ponto que corre o risco de expandir a economia além da capacidade produtiva e, deste modo, elevar a inflação ou provocar déficits na balança comercial.

"Um crescimento equilibrado no ano que vem poderá ocorrer devido à recessão deste ano, já que há capacidade ociosa, mas a partir daí, com os atuais investimentos, será difícil uma expansão sustentada da economia", disse. Para o economista, o quadro atual do país, "com contratos rasgados e invasões de terra, não é pró-investidor".

Pôrto Gonçalves afirmou que o papel do Banco Central é apenas o de calibrar a demanda de olho nas metas de inflação, mas a instituição "não pode determinar o crescimento do país". Para ele, é "complicada" a expectativa geral de que "tudo mudará" na próxima reunião do Copom (Conselho de Política Monetária), a ser realizada na semana que vem, que na sua avaliação reduzirá a taxa básica de juros entre um e meio a dois pontos porcentuais.

O crescimento está comprometido, segundo o economista, por "uma taxação brutal, problemas de confiança no governo e falta de capacidade de investimento do setor público". Ele minimizou também os possíveis efeitos psicológicos positivos, sobre os investimentos, da queda imediata nos juros nominais. "Hoje em dia, com a confusão microeconômica do governo, quem tem mais de um bilhão de dólares para investir pensa pouco em psicologia", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;