Internacional Titulo Em Havana
Morre o líder cubano Fidel Castro

Ex-presidente de Cuba morreu por volta da 1h30
deste sábado, aos 90 anos, na capital Havana

Do Diário OnLine
26/11/2016 | 08:20
Compartilhar notícia
Divulgação


O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu por volta da 1h30 deste sábado, aos 90 anos, na capital Havana. Em pronunciamento, o irmão de Fidel, Raúl Castro, anunciou o falecimento do comandante da Revolução Cubana. “Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas” deste sábado, prosseguiu o irmão.

Após 57 anos no poder, Fidel foi saindo de cena na última década, fazendo apenas aparições esporádicas. Suas últimas imagens são do dia 15 de novembro, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. Na ocasião, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A saúde de Fidel começou a apresentar fragilidades em meados de julho de 2006, quando começou a ter hemorragias. Nesse momento, cedeu o poder do país ao irmão Raúl, em caráter provisório.

Em pouco tempo perdeu mais de 20 quilos e passou por várias cirurgias, passando a depender de cateteres por muito tempo.

Em janeiro de 2007 foi eleito deputado, mesmo tendo que se dividir entre os tratamentos médicos e a atuação na vida política cubana. Em março do mesmo ano foi afastado do cenário público, sendo visto apenas em vídeos e fotos. Nos últimos anos, o líder se dedicava a escrever artigos para a imprensa sob o título de “Reflexões do Comandante-em-Chefe”.

Fidel deixou o poder definitivamente em fevereiro de 2008. O anúncio da renúncia foi feito em um texto publicado no jornal estatal Granma. (com agências)
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;