Cultura & Lazer Titulo
Sandra Cinto leva seu talento e experiência para Minas Gerais
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Com trabalho reconhecido internacionalmente, a artista plástica andreense Sandra Cinto leva seu talento e experiência pelo Brasil. No momento está em Minas Gerais, onde tem programadas palestra e exposição no 2º Fórum de Arte Contemporânea, em Ipatinga, que começa segunda-feira.

Atualmente, ela busca transportar para sua obra os movimentos existentes nos elementos da natureza. "(a atual fase) Foi um desdobramento de minha ligação com a paisagem e com a natureza. Sempre tentei unir o mar, o céu e o vento. Essa ideia de mar sempre vem ligada a muito movimento e isso me chamou a atenção", explicou Sandra ao Diário, em entrevista por telefone. A artista já está Minas preparando sua obra para exposição.

A fase se deve muito à sua passagem pelo Japão, em 2008. Na ocasião, estudou gravuras de artistas locais e percebeu a forte presença do movimento nas imagens orientais.

Os estudos e pesquisas dos últimos dois anos resultaram em belo acervo. Um dos trabalhos é a instalação 7 Mares, que toma área de 6x4 metros de uma grande parede. Ao seu lado, está conjunto de seis obras em que desenha um céu sobre a pintura A Balsa da Medusa, tela que faz parte do acervo do Museu do Louvre, de Paris, na França. Em relação à renomada pintura do pintor francês Théodore Géricault (1791-1824), a andreense comenta que é extremamente contemporânea. "Poderia ter sido pintada ontem. Ela fala, de uma forma antiga, de problemas atuais", diz.

O projeto será uma das atrações do fórum mineiro. Antes de apresentá-lo aos participantes dentro da exposição Paisagem Incompleta, na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, Sandra fará na segunda-feira uma palestra sobre a arte e sua trajetória profissional. "Essa conversa leva às pessoas o pensar do artista e o aproxima do público e da arte".

O ano apenas começou, mas sua agenda já está bem lotada. No próximo mês, participará de um evento na Espanha. Em junho, lança exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Seu segundo semestre será voltado para ampliação do conhecimento, iniciando temporada de pesquisas na China. Parece que a terra natal não estará em seu caminho nos próximos meses. "Eu adoraria levar minhas obras para a região, mas precisa ter o convite. Acredito que esse meu trabalho vai ter itinerância e espero que passe pela região", diz Sandra. De qualquer forma, o talento da artista plástica nascida no Grande ABC se espalha pelo País e pelo planeta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;