Internacional Titulo
Russos e chechenos têm nova espiral de represálias
Do Diário do Grande ABC
04/07/1999 | 17:49
Compartilhar notícia


Rússia e Chechênia, república separatista do Cáucaso, estao de volta a uma espiral de represálias mútuas a quase três anos do fim da sangrenta guerra de independência (dezembro 1994-agosto de 1996).

``A cada explosao de mina ou de bomba na Chechênia, responderemos com dezenas de explosoes na Rússia', ameaçou este domingo o porta-voz da Presidência chechena, Mairbek Vatchagaiev, reagindo às declaraçoes deste sábado do ministro russo do Interior, Vladimir Ruchailo, que anunciou açoes militares contra as bases dos rebeldes chechenos.

``Ruchailo nao aprendeu as liçoes da guerra e nao se dao conta das conseqüências que podem ter suas ameaças de bombardear a Chechênia tanto para a Rússia quanto para as famílias russas', continuou.

Segundo Vatchagaiev, as autoridades chechenas ``estabeleceram uma lista de 273 generais e oficiais dos Ministérios russos da Defesa e do Interior, culpados de massacres contra a populaçao chechena durante a guerra'.

A guerra separatista entre Moscou e Grozny terminou com a partida das tropas russas e dezenas de milhares de mortos.

Depois da partida dos russos, os chechenos consideram sua república independente de fato, mas as autoridades russas entendem de forma diferente e os confrontos entre as forças russas e os ex-combatentes da guerra sao freqüentes.

Esta madrugada, um posto policial na fronteira administrativa entre o Daguestao e a Chechênia, perto de Makhatchkala, foi atacado em duas oportunidades pelos rebeldes chechenos. As tropas russas responderam com um morteiro. Segundo a agência Itar-Tass, nao houve vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;