Política Titulo
PV de Mauá leva
cartão vermelho
Havolene Valinhos
do Diário do Grande ABC
01/12/2010 | 07:27
Compartilhar notícia


Passada a corrida eleitoral, a Executiva estadual do PV fez avaliação dos diretórios municipais e deu literalmente cartão vermelho para quem não fez a lição de casa para a eleição dos quadros.

No Grande ABC, o único diretório que recebeu vermelho foi Mauá. O motivo: não ter atingido os 5% de votos para deputados estipulados pela Executiva. O município contribuiu com 3,7% para deputado federal, 3,6% para deputado estadual, 7,2% para senador, 21% para presidente e 3,3% para governador. Mas o resultado negativo talvez possa ser justificado pela crise interna que durou todo o pleito entre o presidente municipal, o vereador Atila Jacomussi e a Executiva estadual.

O verde afirma que queria sair candidato à Câmara dos Deputados, mas segundo ele foi "perseguido pela Executiva", uma vez que a mesma apresentou como postulante ao mesmo cargo o colega de bancada na Câmara de Mauá, Silvar Silva Silveira, que por sua vez na hora da disputa desistiu da candidatura e deixou a sigla sem pleiteante.

O episódio causou enorme desgaste e mal-estar dentro do PV, especialmente com o presidente estadual Maurício Brusadin, que no calor da emoção ameaçou Atila até de expulsão, mas depois desistiu.

Questionado sobre a avaliação, Atila questionou os meios da avaliação. "Vou conversar com o Brusadin para saber quais critérios foram utilizados. Estou sem compreender. Minha vontade era sair candidato e ter tido mesmo tratamento que os demais e isso não aconteceu. Fiquei desestimulado, mas para deputado apoiamos a legenda como o presidente deve fazer", argumentou.

O vereador lembra ainda que Diadema, onde a ex-presidente estadual do PV, Regina Gonçalves ficou como primeira suplente do partido na Assembleia, recebeu cartão amarelo - atingiu 5% de votos para deputado estadual, mas obteve baixas votações para deputado federal ou vice-versa. O mesmo ocorreu com Santo André.

Quase todos os diretórios que receberam cartão amarelo ficaram abaixo da média na votação para governador, senador e presidente.

Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e São Bernardo tiveram cartão verde - diretórios que obtiveram acima de 5% da votação para federal e estadual e que registraram resultado acima da média nas demais votações.

Na outra ponta, o diretório de São Caetano tem motivos para rir, pois foi avaliado com cartão dourado - avaliação máxima dada aos municípios que ficaram acima da média final dos votos no Estado em todos os cargos disputados (7% deputado federal, 8% estadual, 11,2% senador, 4,1% governador e 20,7% presidente).

São Caetano conquistou 8,9% para federal, 10,3% para estadual, 19,1% para senador, 21,8% para presidente e 4,8% para governador. O presidente municipal da sigla em São Caetano, Juan Munhoz destacou que nas eleições deste ano a legenda abocanhou o segundo lugar em número de votos, passando o PT. O primeiro colocado foi o PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;