Automóveis Titulo
Mais simples e agradável
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
23/02/2011 | 07:23
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Tiago Silva/DGABC


Certamente, o apelo mais despojado da Fiat Strada Working 1.4 agrada principalmente àqueles que não são adeptos da onda aventureira, que, com seus múltiplos apliques plásticos, deixa o visual muito mais, digamos, enfeitado. Mais urbana, a Working é mais uma sacada da Fiat, sempre atenta a novos nichos.

Não é à toa que a Strada é um de seus maiores sucessos. Com versões e cabines para todos os gostos - simples, alongada e dupla - a picape pequena mantém-se firme como o comercial leve mais vendido do País - só em 2010 emplacou 116.794 unidades e abocanhou nada menos que 51,1% do seu segmento.

Lançada em julho do ano passado, a cabine dupla já deu certo na pequena picape - tanto que já é responsável por 40% do mix de vendas da Strada. Será que a concorrência a seguirá?

A Working é muito boa de dirigir. O conjunto motor-câmbio está bem ajustado. Nas ruas ou na estrada, o veículo tem bom desempenho, assim como agrada o consumo de combustível, que, com etanol, num circuito misto, ficou em torno de 8 km/l no exemplar cedido pela montadora para teste.

O motor 1.4 da Working desenvolve potência máxima de 85 cv a gasolina e 86 cv a etanol a 5.750 rpm. O torque é de 12,4 mkgf (g) e 12,5 mkgf (e) a 3.500 rpm.

Internamente, a versão conta com acabamento compatível com o de uma picape simples. O painel tem boa funcionalidade, com mostradores que oferecem boa visualização. O acionamento de comandos, como vidros elétricos e o computador de bordo na alavanca de seta, são bem resolvidos.

Para surpresa geral, o acesso ao banco traseiro não é tão complicado para um modelo de duas portas - o pé não enrosca no assento nem no cinto de segurança dianteiros. O espaço também não deixa o passageiro desconfortável.

Ao optar por um visual mais ‘clean', a picape Strada Working trouxe nova dianteira. Com faróis monoparábolas e para-choque dianteiro pintado na cor do veículo, a aparência é urbana.

Já a traseira possui as mesmas linhas robustas da Fiat Strada Trekking, inclusive a caçamba com tampa removível para maior praticidade, que também vem com chave para maior segurança.

Possui estribos dos dois lados da placa, que facilitam carregar e descarregar o veículo. Esta versão também herdou da Trekking o painel de instrumentos, mas com acabamento da parte central na cor preta.

Com cabine dupla, a versão Working parte de R$ 39.740. Direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, volante com regulagem de altura e predisposição para rádio são opcionais e podem ser comprados no kit Celebration 6, por R$ 5.845, elevando o preço para R$ 45.585. Se a Strada cabine dupla já representa 40% do mix, o preço está dentro das expectativas.

Além da cabine dupla, a Working tem a versão com cabine simples, a partir de R$ 33.570, e a estentida, que parte de R$ 36,4 mil.

Para quem gosta e precisa de uma picape, a Strada, pela liderança de mercado, é um produto a ser levado em conta. Ainda mais com tantas opções dentro do portfólio da Fiat.




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