Economia Titulo
Ciesp lança programa que ajuda a exportar
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
28/11/2006 | 22:55
Compartilhar notícia


Na tentativa de consolidar a cultura de exportação nas micros e pequenas empresas, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo lançou oficialmente, nesta terça-feira, o SIC (Sistema de Inteligência Comercial). O programa deverá facilitar o desenvolvimento de estratégias comerciais para as empresas associadas entrarem no mercado internacional.

“O empresário brasileiro costumava recorrer ao mercado externo, quando o interno estava em crise. O mercado internacional tem que ser visto como oportunidade, não como forma de escoar mercadoria”, afirma o diretor titular do Ciesp, Mauro Miaguti. Segundo ele, a estratégia não se limita à exportação, mas também ajuda a gerar lucro e agregar valor ao produto no exterior e, assim, fidelizar os clientes.

A ferramenta, já utilizada por empresas como a Amazon e a Fedex, faz análises estatísticas dos produtos, informa as barreiras tarifárias e não-tarifárias vigentes em cada país, avalia a competitividade por região e mercado alvo, aponta os documentos necessários para a transação, entre outras informações relevantes. “Para entrar no mercado externo é preciso conhece-lo bem.

O empresário deve olhar para o mercado global em geral, sem se limitar aos Estados Unidos e União Européia. Tem gente que faz bons negócios em Angola e Estônia, por exemplo”, ressalta o consultor do Ciesp, Antonio Stefanini.

Dados – De acordo com Stefanini, o SIC permite montar uma estratégia mercadológica com base em dados oficiais, pois ele também é integrado a um sistema de informações mundiais, com mais de 142 países na base de dados. “O levantamento também dá a idéia de que empresas no exterior são interessantes para trabalhar em conjunto com as daqui”, observa o consultor.

Antonio Stefanini explica que por este programa integrado – o Trade Wizards – pelo menos 500 analistas de comércio internacional fornecem informações fundamentais a respeito das normas que regem o comércio externo nos respectivos países. Os dados são atualizados em 48 horas, no máximo. Com este recurso, fica mais difícil o exportador ser enganado.

“A ferramenta permite até descobrir se um produto importado está maquiado e, assim, tomar uma medida antidumping”, explica.

Outro ponto relevante é a redução de gastos com documentação. “O programa mostra também a relação de documentos que abrange a transação, o que evita a ida e volta de papéis”, diz o consultor da entidade.

Oportunidade – O Ciesp foi escolhido para implantar o SIC por auxiliar cerca de 9,2 mil empresas – só em São Bernardo são 200 associadas ao centro. Do total, 1,9 mil são de micro porte e 5,3 mil de pequeno. Entretanto, elas representam apenas 34,9% das associadas que exportam. “A intenção é identificar quais empresas aqui da região que exportam e fazer com que elas dobrem os negócios no exterior. Se isso acontecer será fantástico”, destaca Mauro Miaguti.

O diretor da Ciesp calcula que a ferramenta custará cerca de R$ 100. “Os empresários vão poder controlar o faturamento de forma a se antecipar aos fatos, evitando trabalhar de acordo com a pressão do mercado.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;