Cultura & Lazer Titulo
Comédia ‘Luluzinhas’ põe no palco universo da mulher
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
10/09/2003 | 19:27
Compartilhar notícia


As aeromoças Beth e Cleide, as freiras Agnes e Dominique, as jogadoras de futebol Didi e Zica, as atrizes pornô Petruska e Valeska e as casadas Louise e Thelma. Todas falando sobre o universo feminino – ambições, sonhos e desilusões.

Comédia de Emilio Boechat, Luluzinhas estréia nesta quinta-feira no TBC, em São Paulo, sob a direção geral de Cesar Fronzi Ladeira. No elenco estão Mel Lisboa, Guta Stresser, Lulu Pavarin, Mila Ribeiro, Gisela Reimann e Roberta Calza. “A idéia é pinçar alguns tipos de mulheres e profissões e brincar com o universo feminino”, diz Ladeira.

“São tipos engraçados, como a freira que quer passar maquiagem, namorar e curtir a vida e a atriz pornô que quer ser uma diva e vê com glamour esse tipo de cinema, tido pela maioria das pessoas como depreciativo. A peça está mais para o non sense que para o realismo”, afirma Mel, que interpreta Agnes e Valeska.

O espetáculo se divide em seis esquetes. Em cada um dos cinco primeiros, as mulheres surgem em duplas. “Cada quadro expõe o universo feminino de maneira diferente”, diz Ladeira. No último, cinco delas voltam como crianças. “Elas explicam como se tornaram aquelas adultas”, afirma Mel. Entre os esquetes surge uma apresentadora que faz a introdução para o seguinte. “Além do texto, há um vídeo que funciona como segundo elemento cômico”, diz Ladeira.

Mel defende a existência de um certo tom crítico no espetáculo. “Luluzinhas tem um quê de apontar problemas e questões da mulher. Mas é uma crítica divertida”, afirma. Ladeira revela que essa característica da montagem não se dirige especificamente a um tipo de pessoa ou de profissão: “Não há a intenção de moralizar”.

O texto explora a graça típica de pessoas colocadas em situações inusitadas, como freiras falando sobre sexo. “Sempre há algo imprevisível que desmonta um contexto pré-determinado, com personagens que parecem deslocados”, diz Boechat.

O humor da peça aparece embalado numa estética kitsch. “O exagero tem seu lado bonito, de show”, afirma Boechat. “Há um pouco de Pedro Almodóvar, são mulheres à beira de um ataque de nervos”, diz Ladeira, referindo-se a um dos filmes mais conhecidos do cineasta espanhol.

Luluzinhas – Comédia. De Emilio Boechat. Direção de Cesar Fronzi Ladeira, Dirce Helena Carvalho e Emilio Boechat. Direção geral de Cesar Fronzi Ladeira. Com Mel Lisboa, Guta Stresser, Lulu Pavarin, Mila Ribeiro, Gisela Reimann e Roberta Calza. No TBC – r. Major Diogo, 315, São Paulo. Tel.: 3104-5523. Quintas a sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Ingr.: R$ 15 a R$ 50. Até 21 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;