Economia Titulo
Redução do IPI impulsiona autoescolas
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
02/08/2009 | 07:57
Compartilhar notícia
Fernando Dantas/DGABC


A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida desde janeiro para alavancar as vendas de carros zero-quilômetro está beneficiando outros segmentos, como o de autoescolas, centros de formação de condutores e escolas de treinamento para pessoas que já possuem carteira de habilitação.

"Notamos em julho um aumento de cerca de 20% pela procura por aulas práticas pelos condutores habilitados, que não tinham veículos e que agora, com a maior facilidade para comprar carros, estão querendo voltar a dirigir", aponta o presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores do Estado de São Paulo, José Guedes Pereira.

De acordo com o Centro de Treinamento para Habilitados - Dirigindo Bem, que tem 14 unidades em São Paulo e uma no bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo, houve um aumento na procura de 25% nos últimos meses por pessoas que já possuem carteira de habilitação e desejam frequentar o curso para perder o medo de dirigir ou apenas adquirir mais prática ao volante antes de sair guiando o carro novo.

"Antes da redução do IPI, tínhamos de dez a 15 alunos por mês; agora passamos a atender de 20 a 30 condutores mensalmente", comemora o proprietário da rede, Sandro Marcos de Oliveira.

Oliveira explica que a maioria dos motoristas que frequentam o centro de treinamento estão adquirindo carro novo. "Houve um aumento bem significativo de clientes que querem ter mais confiança para dirigir o carro zero que acabaram de comprar", comenta.

A advogada Maria Rita, 44 anos, é uma dessas pessoas e diz que os juros baixos e a redução do IPI contribuíram para que ela pudesse comprar um carro após 26 anos sem dirigir.

"Depois de muitas caronas, resolvi mudar a história e aproveitei a redução do IPI para me matricular em um centro de formação de condutores e comprar meu carro", explica.

PRIMEIRA VEZ - Apesar do aumento observado na procura pelas autoescolas e centros de formação de condutores por motoristas que já possuem carteira de habilitação, por conta da redução do IPI, o mesmo não aconteceu com quem pretende tirar a carteira pela primeira vez.

"Não houve aumento nas incrições para os cursos de formação de condutores; pelo contrário, houve queda de cerca de 10% na emissão de novas cartas, por causa da alteração da legislação ocorrida em janeiro que aumentou a carga horária das aulas e elevou o custo do curso", comenta Pereira, do sindicato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;