Cultura & Lazer Titulo
Charuto é atração de evento em São Paulo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
04/08/2001 | 17:33
Compartilhar notícia


Degustar um charuto é um momento de prazer. Essa afirmação não é nenhuma novidade, principalmente para aqueles que cultivam o hábito. Mas antes da primeira tragada, muitos detalhes enriquecem o universo do tabaco e colaboram para estimular a imaginação dos apreciadores. Quem traz mais informações sobre o assunto é o evento Charutos Cubanos, que acontece até o dia 12 no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

A atração inclui exposição de peças e marcas, demonstração da confecção manual do charuto feita por uma tabaqueira cubana e palestras com o especialista Cesar Adames. Todas as atividades têm entrada franca. “O charuto complementa a boa gastronomia. É algo a mais para quem gosta de comer e beber bem”, diz Adames.

Entre as peças expostas, o público pode apreciar um umidificador de 1,80m de altura assinado por Fidel Castro. O móvel exibe a imagem do deus índio do tabaco, Semi. Ao lado, uma série de painéis conta as histórias de 16 marcas famosas de Cuba, como Cohiba, Romeu e Julieta, Monte Cristo e Partagas, entre outras. Em outra seção de fotos estão explicações de como cortar, acender e fumar um charuto, além de ensinar como reconhecer um legítimo cubano, o puro.

Os organizadores prometem trazer uma tabaqueira de Cuba para fabricar charutos manualmente. A profissão dessas mulheres é, também, um atrativo turístico na ilha de Fidel. Maria de Los Angeles, com cerca de 30 anos de experiência nessa atividade, mostrará suas habilidades diariamente, a partir de segunda-feira, sempre das 12h às 15h e das 17h às 21h.

Adames tratará, em suas palestras gratuitas, de assuntos que vão desde a plantação do tabaco até o manuseio do charuto. Falará da produção, dos tipos e formatos e dará diversas dicas. O curso será centrado apenas nos produtos de Cuba, considerados os melhores do mundo. Segundo Adames, os brasileiros vêm crescendo no exterior: “O charuto nacional ganha volume de mercado, pois apresenta uma relação custo/benefício considerada boa”.

As palestras serão realizadas segunda-feira e terça-feira, das 17h30 às 18h30, e na quinta e na sexta-feira (dias 9 e 10), das 19h30, às 20h30. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3823-2705. A organização do evento é das empresas Puro Cigar de Habana e Tabacaria Lee.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;