Cultura & Lazer Titulo
Vida e obra de Rachel de Queiroz sai em vídeo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
02/12/2001 | 19:10
Compartilhar notícia


A escritora cearense Rachel de Queiroz será homenageada nesta segunda-feira por seus 91 anos completados no último dia 17. A ABL (Academia Brasileira de Letras) promove, às 17h, no Rio, o lançamento do vídeo Rachel – Vida e Obra, de Letícia Menescal – prima da escritora – e dirigido por Jurandir Oliveira.

A produção de 54 minutos traz uma entrevista inédita com Rachel, além de trechos de filmes, minisséries e vídeos realizados com histórias baseadas em sua obra. Atores que encarnaram personagens da escritora no cinema e na TV participam com depoimentos.

Vera Fischer, por exemplo, fala sobre sua interpretação de Dora Doralina. Entre outros artistas, estão Perry Salles, Emiliano Queiroz e Arlette Salles. Karina Barum, que estrelará o filme O Quinze, também deixou seu recado no vídeo. Rachel – Vida e Obra deverá figurar em festivais de cinema e vídeo a partir do ano que vem e ser divulgado em programas de televisão.

Rachel de Queiroz escreveu sua primeira obra O Quinze (1930) com apenas 19 anos, e logo na estréia ganhou um prêmio da Fundação Graça Aranha. Iniciou a carreira literária tratando de questões sociais como pano de fundo. Com isso, deu o primeiro passo para que, na política, optasse pela esquerda, militando no Partido Comunista Brasileiro. Foi a primeira mulher a ingressar na ABL onde ocupa a cadeira de número 5 desde 1977.

Em sua bibliografia constam João Miguel (1932), As Três Marias (1939), 100 Crônicas Escolhidas (1958) e Caminhos de Pedras (1937), entre outras obras. Uma de suas preferidas é Memorial de Maria Moura (1992).

Além de crônicas e romances, Rachel é autora de duas peças de teatro (Lampião e A Beata Maria do Egito, ambas da década de 50), de livros infantis e de contos. Os infantis surgiram com as histórias que inventava para os netos, e um deles – O Menino Mágico – ganhou o Prêmio Jabuti em 1969.

Cozinha da fazenda – Há três anos publicou um livro “de lembranças”, Tantos Anos, em parceria com sua irmã mais nova, Maria Luíza de Queiroz. No ano passado, revelou seu lado de cozinheira ao escrever O Não Me Deixes – Suas Histórias e Sua Cozinha, com casos e receitas de sua fazenda no interior do Ceará. Personagens do livro ainda vivem no local, herança de família cujo nome é Não Me Deixes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;