Automóveis Titulo
Montadora Seat passa a produzir motores no Brasil
Do Diário do Grande ABC
11/09/2000 | 19:11
Compartilhar notícia


A montadora espanhola Seat, do grupo alemao Volkswagen, começou a produzir no Brasil o motor de uma versao popular de seu modelo Ibiza, conforme informou nesta segunda-feira o gerente de operaçoes da empresa, Alcides Cavalcanti.

A Seat pretende se introduzir definitivamente no mercado brasileiro, ampliar sua presença na América do Sul e criar uma base exportadora de motores para a Europa.

"A idéia da Seat é reforçar sua atuaçao no mercado da Argentina e Brasil, além de outros países da América do Sul, com uma produçao local que permita dar uma maior flexibilidade em termos de preços", declarou Cavalcanti.

Para ele, o modelo popular (de baixa cilindrada) que será produzido no Brasil e vendido nessa regiao e em alguns países europeus, já possui uma cota do mercado, como na Grécia, Portugal e Itália.

Estima-se que cerca de 5 mil motores de baixa cilindrada do modelo Ibiza serao produzidos por ano na fábrica da Volkswagen de Sao Paulo, enquanto o veículo será montado na Espanha. No Brasil, os modelos populares representam cerca de 70% das vendas de veículos.

A principal base de produçao da Seat em Martorell, Espanha, "é uma das mais produtivas do grupo Volkswagen, e está funcionando quase no limite de sua capacidade, com 2.300 veículos por dia. Por isso, a longo prazo, a Seat tem interesse em desenvolver novas unidades industriais em mercados emergentes, como o sul-americano", disse Cavalcanti.

Atualmente a montadora espanhola detêm 0,4% e espera chegar em três anos a 1% das vendas no mercado brasileiro de automóveis, tradicionalmente dominado pela Volkswagen, General Motors, Fiat e Ford, e onde grandes fabricantes mundiais fizeram milionários investimentos nos últimos anos.

Na Argentina, a Seat têm 0,9% no mercado local e epera atingir 1,3% no final do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;