Internacional Titulo
Rice observa reconstrução tailandesa e pede reformas
Da AFP
11/07/2005 | 11:53
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, inspecionou nesta segunda-feira os trabalhos de reconstrução da turística ilha tailandesa de Phuket, que foi devastada pelo maremoto de dezembro passado, aproveitando a ocasião para pedir ao sudeste asiático que pressione a junta que governa Mianmar.

Na segunda etapa de um giro por quatro países da Ásia, Rice sobrevoou de helicóptero Phuket e a vizinha província de Phang Nga, duramente castigada pela catástrofe do dia 26 de dezembro de 2004. O maremoto matou 5,4 mil pessoas na Tailândia, a metade delas turistas estrangeiros, e mais de 2,8 mil ainda estão desaparecidas.

A secretária de Estado se reuniu previamente com o primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra. "Falamos da necessidade de que o governo birmanês efetue progressos", declarou Rice em uma entrevista coletiva.

"Pedimos que todos os nossos sócios, que têm contato com Mianmar, pressionem o país nas questões de direitos humanos e abertura", frisou, antes de exigir a libertação da líder de oposição e prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, e de outros presos políticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;