Nacional Titulo
Operação Shogum averigua ligação de Law Kin Chong com militares
24/06/2004 | 23:11
Compartilhar notícia


A PF (Polícia Federal) investigará, na próxima fase da Operação Shogum, se existem ligações de militares da reserva com o empresário chinês Law Kin Chong, preso há quase um mês sob acusação de tentar subornar o deputado Luiz Antônio de Medeiros (PL-SP), presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pirataria. Escutas ambientais feitas durante as investigações em torno de Chong mostram o advogado do empresário, Pedro Lindolfo Sarlo, conversando a respeito de dois oficiais – um deles foi ligado a um político de renome.

Os diálogos foram gravados num hotel em São Paulo e Sarlo tinha como interlocutor um assessor de Medeiros, encarregado de fazer os contatos para Chong se encontrar com o deputado. O advogado liga para um coronel, chega a passar o telefone para seu interlocutor escutar parte da conversa, e define o oficial como "cara forte". Mais adiante, o assessor pede para que Sarlo o ajude, por meio do coronel, a verificar alguma coisa no Exército, em Salvador. De imediato, o advogado pede o favor diretamente para o militar.

Apesar de confirmar a existência do coronel e de outro oficial, que seria da área de inteligência, a Polícia Federal está cautelosa quanto ao envolvimento dos militares com o grupo de Chong. "É prematuro dizer alguma coisa. É necessário, antes de tudo, apurar", afirma um investigador envolvido na Operação Shogum, que levanta as atividades do empresário chinês no Brasil, onde é considerado pelas autoridades como um dos maiores contrabandistas.

O nome de um dos oficiais aparece várias vezes na gravação – em parte dela, cita o nome do político de quem seria ligado. Para os investigadores, apesar de ser relacionado ao militar, o parlamentar que aparece nas gravações não tem nenhum envolvimento com a apuração das fraudes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;