Internacional Titulo
EUA ofereceram fundo para refugiados palestinos
Do Diário do Grande ABC
10/08/2000 | 11:47
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos ofereceram um fundo de US$ 30 bilhoes para os refugiados palestinos, que teria sido criado se o líder Yasser Arafat tivesse concordado com alguns pontos na reuniao de cúpula de Camp David.

Salim Zanoun, o chefe do parlamento da OLP no exílio, disse que a delegaçao americana fez a proposta com o objetivo de pressionar Arafat a adiar a discussao sobre Jerusalém, principal motivo da divergência entre palestinos e israelenses.

``O presidente Arafat rejeitou completamente a oferta, dizendo a eles: 'Nao adiarei nem por dois segundos a discussao sobre Jerusalém'', contou Zanoun.

``Os americanos usaram dois tipos de pressao em Camp David: ameaças e ofertas feitas por membros da sua delegaçao, que disseram estar prontos para pagar uma compensaçao de US$ 30 bilhoes para os refugiados se adiássemos as discussoes sobre Jerusalém', acrescentou.

Informaçoes que surgiram depois do fracasso da reuniao de Camp David, que aconteceu entre os dias 11 e 25 de julho, sugerem que os Estados Unidos estariam buscando o adiamento por vários anos da discussao sobre o futuro de Jerusalém, para permitir um acordo parcial envolvendo outros assuntos, entre eles o temas do refugiados, das fronteiras, dos acampamentos judeus, da água e da segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;