Nacional Titulo
MST, CUT e estudantes promovem ato contra a Alca em SP
Do Diário Online
31/10/2002 | 18:15
Compartilhar notícia


Militantes do PSTU, estudantes da Faculdade Getúlio Vargas, integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e um grupo de sem-terra promovem nesta quinta-feira um ato contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) em São Paulo.

Os manifestantes querem que o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convoque um plebiscito nacional sobre a participação brasileira no bloco comercial, previsto para entrar em vigor em 2005.

O grupo já passou pela Praça Oswaldo Cruz, no bairro Paraíso, zona Sul de São Paulo, e pela avenida Paulista, um dos principais corredores financeiros da cidade. A via ficou parcialmente interditada no sentido Consolação, o que complicou o tráfego de veículos durante boa parte da tarde.

Em frente à sede do Banco Central, na avenida Paulista, manifestantes chegaram a queimar uma bandeira dos Estados Unidos e pedir, em coro, o fim imediato das negociações por parte do governo brasileiro para a formação do bloco econômico.

Agora os manifestantes seguem pela avenida Consolação rumo à praça do Patriarca, na zona Central da cidade, onde pretendem fazer um grande piquenique para concluir o ato.

O protesto coincide com a reunião que acontece nesta quinta e sexta-feira em Quito, no Equador, entre os ministros da Fazenda dos países convidados para compor a Alca.

Trânsito - O ato complica o tráfego de veículos em toda a zona Central da cidade. Na avenida Dr. Arnaldo, o motorista enfrenta lentidão desde a Estação Sumaré, no sentido Consolação.

Na rua Butantã a situação também está crítica no sentido Centro e os veículos seguem lentos até o Largo da Batata, em Pinheiros. As avenidas Vergueiro e Domingo de Morais apresentam situação semelhante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;